Volta ao Algarve reúne estrelas do ciclismo
João Almeida (UAE Team Emirates) e Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty), os dois ciclistas portugueses mais bem-sucedidos da última década, são a maior esperança nacional para a 49.ª Volta ao Algarve, que atrai ao sul do país um pelotão de excelência mundial, entre 15 e 19 de fevereiro. Lagos volta a fazer parte desta celebração do ciclismo, integrando a 1.ª prova, Portimão-Lagos, no dia 15.
A única corrida portuguesa do circuito UCI ProSeries foi apresentada em Portimão, ficando a conhecer-se o nome dos 174 ciclistas pré-inscritos. Já se sabia que o pelotão seria de qualidade, dada a participação de 12 das 18 equipas do WorldTour, entre as quais as sete melhores do ranking internacional de 2022. Mas, olhando à composição de cada equipa, confirmou-se o nível elevado do pelotão.
Estarão presentes vinte corredores do top 100 mundial, vencedores de grandes voltas e de monumentos do ciclismo, campeões mundiais, europeus e olímpicos em título. Será uma oportunidade de ouro para os adeptos portugueses verem de perto algumas estrelas planetárias e para as equipas portuguesas competirem a um nível muito elevado.
João Almeida e Rui Costa são dois homens em condições de lutar pela camisola amarela final. Mas terão concorrência de peso. Desde logo dois corredores que subiram ao pódio de grandes voltas em 2022, o australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe), vencedor do Giro d’Italia, e Geraint Thomas (INEOS Grenadiers), terceiro na Volta a França.
Entre outros legítimos pretendentes a suceder a Remco Evenepoel encontramos nomes como Michal Kwiatkowski (INEOS Grenadiers), vencedor da Volta ao Algarve na última participação, em 2018, ou os companheiros de equipa Daniel Martínez, terceiro no Algarve em 2022, e Thymen Arensman, sexto na Vuelta do ano passado. Também há que contar com Sergio Higuita (BORA-hansgrohe), vencedor no Malhão em 2022, Gijs Leemreize e Sam Oomen (Jumbo-Visma), Mark Padun (EF Education-EasyPost) ou Jay Vine (UAE Team Emirates), que começou esta época muito forte, sagrando-se campeão australiano de contrarrelógio e vencendo a geral do Tour Down Under.
Nesta 49.ª edição, Lagos será o palco da chegada destes atletas logo na 1.ª etapa (15 de fevereiro), Portimão-Lagos (202,2 km). A realização desta emocionante prova implicará condicionantes de estacionamento e trânsito na Avenida dos Descobrimentos, nomeadamente entre as rotundas da Caravela e D. João II e os Bombeiros Voluntários de Lagos, com especial atenção para o período entre as 12h00 e as 20h00. Consulte em detalhe todas as condicionantes aqui.
PERCURSO:
15 de fevereiro – 1.ª Etapa: Portimão – Lagos (200,2 km)
16 de fevereiro – 2.ª Etapa: Sagres – Alto da Fóia (189,4 km)
17 de fevereiro – 3.ª Etapa: Faro – Tavira (203,1 km)
18 de fevereiro – 4.ª Etapa: Albufeira – Alto do Malhão (177,9 km)
19 de fevereiro – 5.ª Etapa: Lagoa – Lagoa (24,4 km, contrarrelógio individual)
Acompanhe todas as informações da 49.ª Volta ao Algarve aqui.