Município de Lagos solidário com o povo ucraniano
Dada a situação de crise humanitária decorrente na guerra da Ucrânia, o município está a promover algumas iniciativas de promoção dos apoios que a população pode prestar a estes refugiados, apelando ao seu lado solidário.
Trabalhando em estreita relação com a Associação dos Ucranianos em Portugal através dos seus representantes locais, a autarquia tem estado a coordenar, desde o primeiro momento, uma campanha de angariação de bens urgentes e necessários aos refugiados, nomeadamente ao nível dos produtos alimentares não perecíveis, leite e medicação, os quais são transportados para a fronteira da Ucrânia. A recolha dos bens está a decorrer nas juntas de freguesia do concelho (dias úteis, 9h00-16h30) e nos Bombeiros Voluntários de Lagos (diariamente, 18h00-20h00), sendo que a comunidade escolar dos agrupamentos do concelho também está a colaborar nesta causa.
No âmbito do programa LAGOS APOIA, a autarquia disponibiliza também ajuda através de géneros alimentares, produtos de higiene e medicação a todas as famílias que cheguem ao nosso concelho e que necessitem deste apoio. Caso necessite ou conheça alguém na condição de refugiado que precise deste apoio, ligue para o número 965 898 776 (linha direta do Apoio à Ucrânia do Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Lagos)
A autarquia está igualmente a fazer a mediação para o acolhimento de pessoas deslocadas da Ucrânia, nomeadamente através da disponibilização de um formulário para que todos aqueles que queiram disponibilizar quarto, casa ou apartamento, o possam fazer de forma mais célere. O formulário está disponível aqui, podendo ligar para o número 965 898 776 para questões ou informações.
A Câmara Municipal de Lagos lança, entretanto, um novo apelo, pretendendo criar uma bolsa de voluntários para apoiar no processo de acolhimento de pessoas deslocadas da Ucrânia. Esta bolsa será composta por todos aqueles que se disponibilizem para acompanhar e efetuar a mediação dos refugiados que entretanto cheguem ao nosso concelho, apoiando-os junto de serviços públicos e privados, a que se tenham de dirigir, facilitando a sua integração comunitária. Caso tenha essa disponibilidade, preencha o formulário disponibilizado aqui.
O Clube Recreativo Cultural e Desportivo Luzense está também a apoiar esta causa solidária, trabalhando em conjunto com a comunidade ucraniana local, através da cedência e adaptação das suas instalações para permitir a integração de crianças em idade escolar e a título transitório, no sentido de promover o convívio e a aprendizagem da língua portuguesa, estando a sua sede também preparada para atividades lúdicas e artísticas complementares da sua educação.
Reforçando o apoio comunitário a esta causa, a Igreja Batista de Lagos está a promover, desde dia 17 de março, pelas 20h00, aulas gratuitas de português exclusivas para a população ucraniana. As aulas decorrem na sede desta Igreja (Urbanização Vila Praia D. Ana, Lote 11, lojas A e B, Subcave Direita, 8600-500 Lagos)
Foi também implementada a plataforma “Portugal for Ukraine” que visa congregar todas as ações do Estado Português em relação ao conflito na Ucrânia, nas dimensões de ação internacional, do envio de apoio humanitário e da integração e acolhimento em Portugal de pessoas deslocadas, a qual está disponível aqui.
Contamos com a sua solidariedade no apoio ao povo ucraniano.