Abertura de concurso para garantir transportes urbanos de Lagos até 2025
A Câmara Municipal de Lagos, aprovou na sua última reunião, a abertura de concurso para a aquisição de serviços de transportes urbanos para o concelho. O procedimento, que tem um preço base de quatro milhões e dois mil euros, visa dar continuidade ao sistema de transporte público de passageiros, designado “A ONDA”, e reflete quatro eixos: segurança do serviço, acessibilidade, sustentabilidade da prestação e proximidade a todos os utentes.
No triénio 2022-2025 a rede manterá a cobertura geográfica com o funcionamento de 10 linhas, pretendendo-se ter 18 viaturas com lotação variada em funcionamento. De forma a melhor servir todos os cidadãos, as viaturas deverão cumprir critérios como o fácil acesso para idosos e deficientes, lugares reservados para pessoas em cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida e permitir o acesso e transporte de bicicletas. Previsto está, também, o reforço do serviço regular de transporte de passageiros em período escolar, assim como nos meses de julho e agosto (em horário noturno, domingos e feriados), para resposta ao aumento de procura que se regista nessas épocas.
Merece recordar que atualmente a rede de transportes de passageiros “A ONDA” é composta por 10 linhas, que se dividem em 63 circuitos, cobrindo uma extensão de cerca de 1285 km, servidos por 257 carreiras diárias. Transportando anualmente uma média de 634 mil passageiros, a Linha 4 (Amarela), que serve a freguesia da Luz, e a Linha 4 (Rosa) são as mais frequentadas. Tomando como referência o ano de 2019, que estabelece o padrão de caracterização da rede, o município assume a sua responsabilidade social, suportando 55,86% dos encargos.
Adaptada às diferentes necessidades, A ONDA disponibiliza diversos títulos de transporte, como bilhetes multiviagens, de 1 dia ou mais, passe mensal, de estudante, jovem e desempregado. Os referidos passes têm várias modalidades e descontos, sendo inclusivamente gratuito para crianças e jovens até aos 12 anos.
Uma das mais recentes inovações do serviço foi a disponibilização da rede de transportes urbanos de Lagos no Google Maps, funcionalidade ativada desde o passado mês de abril. Esta aplicação permite consultar qual a melhor carreira e horários para se deslocar no concelho de Lagos.
A abertura do procedimento concursal para a aquisição de serviços relativos ao triénio 2022-2025, e respetivo compromisso plurianual, carece de aprovação prévia da Assembleia Municipal que irá apreciar o assunto em sessão ordinária, a realizar no próximo dia 27 de dezembro.
Para mais informações sobre este serviço consulte o site