Município de Lagos renova apoio à Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve
A Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve assinala em 2021 o seu vigésimo aniversário de existência ao serviço da cultura. Com oito polos ativos, localizados fora dos centros urbanos em vários concelhos algarvios, este projeto, dinamizado pela Associação de Guitarra do Algarve, envolve 125 jovens com idades compreendidas entre os 7 e os 18 anos.
No concelho de Lagos, o Polo funciona no âmbito geográfico da União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João e tem uma capacidade de formação para 25 alunos, contando, no último ano com a participação de 19 jovens.
A consistência e resiliência deste projeto permitiu-lhe fazer face às vicissitudes da pandemia, com aulas ministradas via online e retomadas presencialmente a partir de abril deste ano. Impedida de realizar os Encontros Globais, a Orquestra manteve a dinamização de atividades complementares, com uma agenda de eventos e apresentações que permitiu envolver, ao longo do último ano, as várias classes que a integram.
Para incentivar a continuidade do projeto e, em particular, do polo de Bensafrim e Barão de São João, no ano letivo 2021/2022, a Câmara Municipal de Lagos aprovou a renovação do Acordo de Cooperação com a Associação de Guitarra do Algarve, atribuindo, ao abrigo do mesmo, um subsídio anual no valor de 5 150 euros, cedendo igualmente instalações e transportes.
Determinante para o funcionamento do polo é o contributo da União de Freguesias de Bensafrim, que promove a divulgação do projeto junto da população e presta apoio logístico ao seu funcionamento.
Mais informações sobre a Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve em:
https://ogalgarve.pt/