Vasco Chaveca foi o grande vencedor da etapa do Campeonato Nacional de Fórmula Windsurf em Lagos
Decorreu em Lagos a segunda etapa do Campeonato Nacional de Fórmula Windsurf, das cinco que o compõem. Esta prova foi também pontuável para o Lagos International Meeting que, mesmo em tempos de pandemia que obrigam a mais restrições, contou com uma forte participação de competidores que passaram por esta pitoresca cidade do barlavento algarvio.
Foram cinco dias de meteorologia variável e, como tal, de grande exigência técnica e física. Ainda que Éolo (deus dos ventos na mitologia grega) só tivesse propiciado três dias de competição, estes foram seguramente intensos. Os outros dois dias foram desfrutados entre conversas onde se privilegiou a partilha de experiências e o estreitamento dos laços, pois adversários só mesmo dentro de água.
Quanto aos resultados, Vasco Chaveca, foi quem mais vezes subiu ao pódio no passado domingo, ao sagrar-se vencedor da 2ª etapa do Campeonato Nacional de Formula Windsurf 2021, Campeão Ibérico 2021 e vencedor do Lagos International Meeting 2021.
"Conheço bem o mar e os ventos aqui em Lagos e os seus caprichos. Ainda assim, não foi fácil vencer, pois a lista de competidores apresentava fortes e experientes adversários. Foram dias muito bem passados na cidade de Lagos, palco da segunda etapa do campeonato nacional, onde somos sempre muito bem recebidos pela autarquia e pelo Clube Naval de Lagos a quem endereço uma palavra de especial apreço e agradecimento pelo empenho e competência na coorganização desta etapa. Bem hajam!" foram as palavras do grande vencedor do fim-de-semana antes de subir ao pódio pela primeira vez, das quatro dessa tarde soalheira de domingo.
O pódio da referida 2ª etapa do CNFW2021 foi ocupado, na segunda posição, por José Ribeiro e Luis Fonseca na terceira posição. Por sua vez, no Campeonato Ibérico 2021, os lugares restantes do pódio foram ocupados pelo espanhol Roberto Ortiz e José Ribeiro que ocuparam, respetivamente, a segunda e a terceira posições. O Lagos International Meeting premiou os cinco primeiros classificados que foram, por ordem decrescente, Vasco Chaveca, o espanhol Roberto Ortiz, o italiano Andrea Volpini, José Ribeiro e Luis Fonseca. De referir ainda a excelente prestação de Mónica Vicente-Arche que conquistou o troféu feminino.
A cerimónia de pódio teve lugar no Forte da Ponta da Bandeira, ainda que à porta fechada, e com um número muito restrito de participantes. Contou com a presença do Sr. Comodoro do Clube de Vela de Lagos, pelo Sr. Capitão do Porto, pela Coordenadora da Unidade Técnica de Educação, Juventude e Desporto da Câmara Municipal de Lagos, em representação do Sr. Presidente da autarquia, e pelo Sr. Presidente da Associação Regional de Vela do Sul.
A organização do campeonato, a cargo da AFWP - Associação de Fórmula Windsurf Portugal e da NSE - New Sport Events prepara já, com afinco, a terceira etapa que se disputará na cidade de Portimão de 9 a 11 de julho.
Acompanhe as diversas etapas e passe em revista os álbuns de fotografias aqui.
Recordamos que Vasco Chaveca é um dos embaixadores da Estação Náutica de Lagos (ENL), a qual recebeu recentemente o Selo de Certificação de Estações Náuticas, passando a integrar a Rede Nacional de Estações Náuticas. A ENL disponibiliza à população, visitantes, turistas e praticantes da náutica de recreio um conjunto de experiências e propostas organizadas, e em rede, através da colaboração com parceiros e stakeholders nacionais, regionais e concelhios.