Censos 2021 está a recrutar
Com realização prevista para abril de 2021, o Instituto Nacional de Estatística (INE) irá realizar o XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação – Censos 2021. Para o efeito, serão recrutados cerca de 11 000 recenseadores em todo o país, podendo efetuar a candidatura até 21 de fevereiro através do site oficial dos Censos 2021.
A iniciativa visa "contar" todos os cidadãos e famílias residentes no território nacional, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação. Dado a atual situação epidemiológica, o INE definiu um Plano de Contingência para garantir a segurança da população, recenseadores e demais estrutura de recolha. Nesse sentido, será implementada uma estratégia que reforça a recolha de informação através da Internet e o apoio à população através de uma linha telefónica, com possibilidade da resposta dirigida a grupos da população com maior dificuldade na resposta online ou impedidos de contacto presencial, nomeadamente por razões de saúde pública.
Algumas das funções dos recenseadores passam pela distribuição por correio dos códigos de acesso online, assegurar a totalidade das respostas, prestar esclarecimentos às famílias, recolher/confirmar informação do edifício, recolher e registar respostas de alojamentos impossibilitados de responder pela Internet e proceder à validação das respostas recebidas.
Os recenseadores serão recrutados em regime de Contrato de Prestação de Serviços com a duração de 2 meses (entre abril e junho de 2021). O pagamento pelos serviços prestados varia em função dos resultados apresentados (um recenseador com 600 alojamentos atribuídos e que termine o seu trabalho em 6 semanas receberá em média 1500€).
Caso reúna as condições necessárias (disponíveis no portal do Censos 2021), poderá efetuar a sua candidatura até 21 de fevereiro através de formulário online. Para esclarecimentos, utilize os contactos de email recrutamento.censos2021@ine.pt ou df@ine.pt.