Lagos participa no exercício de sensibilização “A Terra Treme”
À semelhança de 2019, Lagos participa no exercício público de sensibilização para o risco sísmico ”A TERRA TREME”, que se realizará no próximo dia 5 de novembro (5ª feira), pelas 11h05. O exercício tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes (individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem) são convidados a executar 3 gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar, tendo como objetivo sensibilizar a população para o risco de ocorrência de sismos.
Já na sua 8ª edição, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove este exercício nacional de sensibilização. A data apontada para a sua realização coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, efeméride instituída pela ONU.
Esta iniciativa insere-se nas atividades integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva e procura sensibilizar o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.
O município de Lagos convida toda a comunidade a participar no exercício com vista à aquisição de hábitos seguros e preventivos. Às 11h05 de dia 5 de novembro, durante 1 minuto, lembre-se de Baixar, Proteger e Aguardar.
Conheça, relembre e pratique os procedimentos que deve adotar antes, durante e depois de um sismo e divulgue esta iniciativa junto da sua família, dos seus amigos e colegas de trabalho.
Saiba mais sobre o exercício em http://www.aterratreme.pt/