Camião da Esperança vai estar em Lagos
Com a missão de reforçar a imagem de excelência do Algarve como um destino seguro, a iniciativa tem percorrido vários municípios com o objetivo de informar, sensibilizar e rastrear a população, no âmbito da pandemia da COVID-19. Entre os dias 3 e 7 de agosto será a vez de Lagos acolher o camião da Esperança, mantendo-se os serviços em permanência na Praça do Infante (9h-14h), onde uma equipa qualificada estará disponível para atendimento médico e para a realização de testes de despiste e testes serológicos. Ao mesmo tempo, decorrerão várias ações de sensibilização pelas praias e principais ruas da cidade.
O Camião da Esperança é iniciativa promovida pela Galp, Rádio Comercial e TVI e conta com a colaboração direta da Região de Turismo do Algarve e de vários municípios, entre eles o de Lagos, num esforço para rastrear a população e esclarecê-la no que toca aos perigos do vírus COVID-19 e às medidas a tomar para evitar a sua disseminação. Em pleno verão, e depois de percorrer o país, a missão foca-se no Algarve e na promoção da região como destino de férias seguro para todos. Depois de passar por Portimão, Albufeira, Olhão e Tavira, segue-se Lagos, ficando Lagoa para o fim da viagem.
No Camião, todos podem realizar testes de despiste (com zaragatoa) e testes serológicos (imunidade), pagos pelo utente. No entanto, quem tiver prescrição médica não paga os testes. Um médico especialista em saúde pública também estará disponível para a realização de consultas gratuitas. Enquanto isso, uma equipa de enfermeiros andará pelas praias e ruas do concelho para informar residentes e turistas acerca das medidas de segurança e prevenção em âmbito de pandemia.
A iniciativa do Camião da Esperança está alinhada com as medidas do município de Lagos que, desde o primeiro momento, tem feito um esforço constante para controlar e minimizar os efeitos nocivos da pandemia da COVID-19 no concelho, seja nas várias ações de saúde, higiene e segurança em curso, no apoio à população ou na contenção de potenciais surtos. Em adição, reafirma Lagos e o Algarve como destinos seguros, com atrativos fortes como o clima, as praias, a natureza, a gastronomia, o património e as suas gentes.
O Camião da Esperança está à sua espera na Praça do Infante entre 3 e 7 de agosto, das 9h às 14h.