Lagos acolhe ação de sensibilização destinada à comunidade piscatória
Irá realizar-se este sábado à tarde, no Auditório dos Paços do Concelho séc. XXI, uma ação de sensibilização e informação sobre as medidas preventivas para reduzir a transmissão do novo coronavírus.
Destinada aos armadores de pesca, mestres e contra-mestres das embarcações, esta sessão será dinamizada por uma equipa da Marinha, numa iniciativa conjunta com o Ministério do Mar, e tem como objetivo o reforço das práticas de segurança a bordo, incluindo o uso correto do equipamento de proteção individual.
Uma ação de grande interesse e utilidade, no entender do município, que acontece em vésperas do Dia do Pescador (31 de maio), efeméride habitualmente assinalada pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos, atendendo à importância da pesca como atividade económica e identitária.
Este ano, os condicionalismos decorrentes da pandemia não permitem a realização dos habituais festejos, mas a data não será ignorada, estando prevista a divulgação online, nesse dia, de um registo vídeo da Arte Xávega Tradicional da Meia Praia, realizado no âmbito do processo de inscrição desta técnica tradicional na Matriz do Património Cultural Imaterial nacional.