Lagos acolheu a cerimónia de entrega de prémios do XII Concurso de Vinhos do Algarve
A cerimónia teve lugar no dia 12 de julho, no Centro Cultural de Lagos, tendo a CVA - Comissão Vitivinícola do Algarve homenageado os produtores medalhados no concurso realizado no dia 9 de junho. O evento teve o apoio do Município de Lagos e da Associação de Escanções de Portugal.
Com o objetivo de reconhecer a qualidade dos vinhos da região, o júri desta edição do Concurso de Vinhos do Algarve atribuiu 33 medalhas entre elas 12 de Ouro e 20 de Prata. A Grande Medalha de Ouro foi entregue ao “Vida Nova Reserva IGP Algarve Tinto 2015”, da Adega do Cantor – Sociedade de Vitivinicultura, Lda.
Os vinhos Borges da Silva IGP Algarve Tinto 2015 (Agrolares Lda.) e Lacóbriga IGP Algarve Branco 2017 (Soc. Agr. Herdade dos Seromenhos, Lda.), ambos produzidos em Lagos, receberam o galardão de prata.
A cerimónia de entrega dos prémios contou com a presença do Sr. Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Dr. Bernardo Gouvêa, que integrou o painel responsável pela entrega dos troféus, composto pelo Secretário-Geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, José Arruda, o Diretor Regional da Agricultura e Pescas, Eng.º Pedro Monteiro, e a Presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve, Dr.ª Sara Silva. O evento contou ainda com a presença da Sr.ª Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos.
A XII edição do Concurso teve como novidade a criação do prémio homenagem “Vinhos do Algarve”, pretendendo a CVA distinguir pessoas singulares ou coletivas cujo trabalho tenha contribuído para a divulgação dos Vinhos da região. Este ano foi distinguido Hermínio Rebelo, antigo chefe de câmara de provadores da CVA e Escanção-Mor da Confraria dos Enófilos e Gastronomia do Algarve.
Consulte a lista completa de premiados em anexo.