Lagos participou no Seminário ADAPT.LOCAL.18
O Município de Lagos participou recentemente no ADAPT.LOCAL.18 - 2º Seminário de Adaptação Local às Alterações Climáticas e onde foi realçada a importância da Campanha da Bandeira Azul promovida pela autarquia há vários anos “Lagos na Onda do Verão”.
O Seminário, que decorreu na Figueira da Foz, contou com a presença de vários especialistas nacionais e internacionais, e com a partilha de experiências trazidas pelos mesmos, tendo igualmente sido apresentados trabalhos e projetos em curso nos vários concelhos do País.
Em representação de Lagos, esteve presente o Vereador Paulo Jorge Reis e a Coordenadora da Unidade Técnico Ambiental da autarquia, Ana Rita Pico, que integrou um dos painéis com uma comunicação sobre a Campanha de Sensibilização/ Educação Ambiental “Lagos na Onda do Verão”, no Workshop de Capacitação Técnica dedicado à comunicação, educação ambiental e sensibilização aos riscos climáticos. Neste Seminário, destacou-se a importância desta iniciativa de Lagos, inserida na Campanha Bandeira Azul, e que é desenvolvida e promovida pelo Município desde 2007, tendo já envolvido mais de 15.000 participantes desde o seu início. Sublinhe-se, a propósito, que uma das 5 temáticas ambientais abordadas neste projeto tem sido a “Energia e Alterações Climáticas”. O projeto tem vindo a ser reconhecido e destacado pela sua qualidade em concursos nacionais promovidos pela Associação Bandeira Azul da Europa, e frequentemente tem sido distinguido com 1ºs prémios (3 vezes), 2ºs prémios (3 vezes), 3ºs prémios (3 vezes) e 3 menções honrosas.
A ADAPT.LOCAL - Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas, da qual o Município de Lagos faz parte desde 2017, engloba 32 municípios e 11 entidades de cariz público e privado diretamente ligadas a esta temática e acaba de lançar o seu sítio de Internet: www.adapt-local.pt. Trata-se de um instrumento privilegiado de comunicação interna entre os associados desta Rede, e também uma via de comunicação externa fundamental para promover e divulgar os objetivos e as atividades a que a adapt.local se tem dedicado, nomeadamente na promoção de iniciativas e projetos relacionados com a política de adaptação às alterações climáticas que, de norte a sul e nas ilhas, tem mobilizado autarquias, empresas, instituições académicas e outras entidades ao nível do planeamento e da ação.http://www.adapt-local.pt/