Moda, Artes e Gestos no Tempo de Júlio Dantas
Uma passagem de modelos e muita animação no Theatro Café Ophium é o que promete o terceiro momento do programa especial que a autarquia tem desenvolvido desde março respeitante às Comemorações dos 140 anos do Nascimento de Júlio Dantas.
No próximo dia 27 de maio, a partir das 21h00, a Praça do Infante será palco de mais uma das iniciativas que integram as Comemorações dos 140 anos do Nascimento de Júlio Dantas.
No Theatro Café “Ophium” frequentado por Júlio Dantas, em plena “Belle Époque”, cheia de glamour e de diversão, vai decorrer uma passagem de modelos e vários momentos de animação, característicos da ambiência cultural que se vive na Europa nas primeiras décadas do séc. XX.
O desfile de moda, especialmente concebido para o evento, é constituído por 41 criações originais dos noART Lagos / Novos Artistas de Lagos, alunos de Artes Visuais e de Design de Moda da Escola Secundária Júlio Dantas, sendo que 24 são finalistas do ensino secundário. A orientação pedagógica é dos professores: Isabel Brás e Pedro Domingues (coordenação) e Antónia Rocha e Carla Ribeiro (participação).
A ambiência e a animação cultural do Café Theatro Café “Ophium” é uma produção e encenação do Teatro Experimental de Lagos, estando previsto a presença de várias personagens-tipo da época, da personagem Júlio Dantas, e de vários momentos de diversão que incluirão música, dança, leitura poética musicada, e baile.
Este evento representa a SCENA III do Projeto “Júlio Dantas e os Novos”, o terceiro momento de apresentação pública de um trabalho de parceria entre a Câmara Municipal de Lagos, através da sua Biblioteca, e os docentes e alunos do Grupo de Artes da Escola Secundária Júlio Dantas, com a participação especial do Teatro Experimental de Lagos.
NOTAS:
- E…caso haja interessados em ter mesa reservada, terão que vir devidamente trajados a Anos Vinte e telefonarem para a Biblioteca Municipal a informar do n.º de pessoas. À porta do “Ophium” estará o Mordomo que vos receberá e dará baixa da vossa reserva. Evidentemente que se não aparecerem às 21h00, a mesa será ocupada por outros clientes. No “Ophium” tem que ser assim. Está sempre lotado!
- Em virtude desta recriação, o trânsito na Praça do Infante, no dia 27 de maio, será encerrado entre as 20h00 e as 24h00.