“Abril trouxe-nos outros políticos, outra gente, outro discurso e outros valores”
A cerimónia mais significativa das Comemorações do 44º Aniversário do 25 de abril – a Sessão Solene Conjunta da Assembleia Municipal de Lagos, da Câmara Municipal e da Assembleia da Juventude -, voltou este ano a decorrer ao ar livre, num dos locais mais emblemáticos de Lagos, a Praça Gil Eanes.
A anteceder a Sessão Solene teve lugar a tradicional cerimónia do Hastear da Bandeira, ao som do Hino Nacional, interpretado pelos músicos da Banda da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio e pelo Grupo Coral de Lagos.
De seguida, decorreram as intervenções dos deputados municipais *, sendo intercaladas pela presença dos representantes da Bancada do Agrupamento de Escolas Gil Eanes** e Bancada do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas*** que proporcionaram uma sessão pontuada por momentos de poesia e cantiga.
Depois de se conhecerem as várias mensagens simbólicas deste dia, foi a vez dos discursos da Presidente da Câmara Municipal de Lagos e do Presidente da Assembleia Municipal de Lagos.
Maria Joaquina Matos começou por afirmar que “ao assinalarmos o 25 de Abril em 2018 é preciso recordar que abril é, também, a celebração de duas datas incontornáveis no percurso recente do nosso país”, referindo-se ao 25 de abril de 74, a data da revolução, e 2 de abril de 1976, a data de promulgação da Constituição da República Portuguesa. “Este foram dois momentos determinantes para a mudança de paradigma político nacional”, defendeu a Presidente da Câmara Municipal de Lagos.
Recordando, a propósito do “ditador Salazar”, um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen (“Livro Sexto", 1962) - «O velho abutre é sábio e alisa as suas penas / A podridão lhe agrada e seus discursos /Têm o dom de tornar as almas mais pequenas», a autarca reforçou a necessidade de comemorar o 25 de Abril “trazendo-o para o presente”, e lembrando que “Abril trouxe-nos outros políticos, outra gente, outro discurso e outros valores – o valor da confiança na democracia e na liberdade, palavras que tornaram maiores as nossas almas”.
Maria Joaquina Matos terminou assegurando que “foi da vontade dos Homens que fizeram abril que se edificou um novo Portugal. Um Portugal mais corajoso, mais empreendedor, mais respeitador do seu povo, dos seus direitos e garantias. São esses homens e mulheres, que antes e depois de abril, sempre lutaram pelos ideais da democracia e da liberdade, que hoje aqui homenageamos.
De seguida tomou a palavra o Presidente da Assembleia Municipal de Lagos, Paulo Morgado, que deixou umas breves palavras reforçando, uma vez mais, a importância de assinalar todos os anos esta data, “que nos trouxe a liberdade e que nos deve permitir continuar a sonhar…sempre”.
Para Paulo Morgado não há dúvidas de que este “é um dia muito especial comemorado a nível nacional”, porque “tem sido a profunda relação com o poder autárquico que tem permitido manter viva a chama da liberdade que é, no fundo, o fermento do desenvolvimento social”. Para o Presidente da Assembleia Municipal de Lagos, “Portugal é já uma democracia madura que soube, e sabe, ultrapassar adversidades”, defendendo por isso que “devemos todos aspirar sempre a mais e melhor, e não apenas enquanto indivíduos, mas também enquanto comunidade e País”. Para este autarca é muito claro que “muito foi feito, mas ainda muito há por fazer”, nomeadamente “continuar a educar para a participação, para a solidariedade, para os valores ambientais e culturais, para a ética. É fundamental continuar a educar para a liberdade”.
A Sessão Solene terminou simbolicamente ao som de “Grândola, Vila Morena”, seguindo-se, por parte da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal, Presidentes das Juntas de Freguesia e demais entidades oficiais presentes, os cumprimentos às associações e instituições de Lagos que compareceram simbolicamente a este ato solene, mostrando, desse modo, o seu respeito por esta importante efeméride.
*Margarida Maurício pelo Grupo Municipal do PAN; Ana Natacha Álvaro, pelo Grupo Municipal do Bloco de Esquerda; Eduardo Santana pelo Grupo Municipal do CDS; Alexandra Nunes pelo Grupo Municipal da CDU; Emídio Grilo pelo Grupo Municipal do PSD; Ana Margarida Martins pelo Grupo Municipal LCF (Lagos Com Futuro) e Paulo Toste pelo Grupo Municipal do PS.
**Margarida Sousa
***Rui Estevão, Ana Rodrigues, Carolina Lina, Hugo Afonso, Diana pereira, Ema Rio; Sofia Fernandes; Ruxanda Grama e Shara Souza.