Município de Lagos participa na Portugal AGRO
A Portugal AGRO regressa no final de Outubro à FIL com o objetivo de homenagear a produção nacional dos sectores agrícola e agroalimentar, contando para isso com o envolvimento operacional de entidades e organismos regionais e sectoriais. O Município de Lagos irá, pela primeira vez e através da AMAL, fazer-se representar neste certame.
A Portugal AGRO – Feira Internacional das Regiões, da Agricultura e do Agroalimentar, organizado pela FIL – Feira Internacional de Lisboa é um evento que, segundo a organização, pretende, pelo terceiro ano consecutivo, mostrar a agricultura portuguesa na sua diversidade e riqueza, mas também na sua forte vocação empresarial a que não é alheia a dimensão internacional.
A decorrer entre os dias 28 e 30 de outubro, este certame consubstancia um projeto transversal a toda a fileira agroalimentar que promove a capacidade produtiva nacional, as suas regiões, características e raízes, a excelência e qualidade dos seus produtos e dos seus produtores. É também uma oportunidade para as entidades regionais, sectoriais e municípios, mostrarem as potencialidades da sua região e dos seus produtos. Ou seja, numa vertente mais lúdica e de negócio, o certame permite ao visitante realizar uma viagem por Portugal, evidenciando os melhores produtos de cada região.
Neste âmbito, e respondendo a um desafio lançado pela AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, o Município de Lagos decidiu fazer-se representar a dois níveis – com atividades e animação. Na vertente das atividades haverá lugar, no dia 28 pelas 19h00, a uma degustação de vinhos do concelho de Lagos, designadamente do produtor “Herdade dos Seromenhos” que acompanhará o Showcooking de Batata Doce a apresentar pelo Turismo do Algarve e pelo Município de Aljezur. As atividades prolongam-se ao dia 29, estando prevista a realização, pelas 20h30, de um Workshop de Doce Fino (que tem por base os produtos agrícolas tradicionais da amêndoa e do figo), bem como uma Demonstração e Confeção ao vivo do tradicional D. Rodrigo, com destaque para o historial deste doce regional e a sua ligação a Lagos. Neste mesmo dia, mas da parte da tarde, pelas 17h00, está prevista a atuação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere.
O Portugal AGRO tem início a 28, terminando no dia 30 de Outubro e está aberto ao público e a profissionais. Informações mais detalhadas em http://portugalagro.fil.pt/