Viv’o Mercado em Lagos - 4 de abril a 31 de outubro
O Viv´o Mercado é uma iniciativa da Rede Social de Lagos, e destina-se à criação de um novo dia de mercado, complementar aos mercados existentes. Contribuir para o aumento da produção biológica e a promoção do emprego nesta área, incentivando e dando visibilidade às boas práticas locais existentes e apoiar outros produtores locais na conversão para esta forma de produção, são alguns dos principais objetivos deste projeto.
No Viv´o Mercado, que terá lugar no Mercado do Levante, irá encontrar produtos vegetais ou de origem animal, frescos, secos ou transformados, preferencialmente de origem biológica, artesanato cuja matéria-prima seja proveniente das terras, e deliciar-se nas tasquinhas. Tudo isto acompanhado por um programa de animação bastante diversificado.
Assim, reserve as suas quartas-feiras, entre as 18h00 e as 22h00, de 4 de abril a 31 de outubro.
Contamos consigo, venha Viver o Mercado!
Informação Complementar
A Agricultura Biológica é um modo de produção em que são utilizadas práticas culturais respeitadoras do equilíbrio natural do meio e em que se trabalha em compatibilidade com os ciclos e sistemas naturais da terra, das plantas e dos animais. Este princípio obriga a que seja necessário manter e encorajar a biodiversidade, protegendo os habitats da fauna e flora selvagens.
Entre os princípios da Agricultura Biológica contam-se o da utilização, sempre que possível, dos recursos renováveis, a promoção do uso responsável e a conservação da água, devendo a utilização racional dos recursos conduzir ao estabelecimento de uma fileira de produção, de preparação e de distribuição que seja socialmente justa e ecologicamente responsável.
No Viv´o Mercado encontrará produtores/as de frescos, secos e transformados em diversas fases deste modo de produção devidamente identificadas nas suas bancas, a saber:
Produtor/a em modo de produção biológica certificada
Produtores/as detentores de certificação no modo de produção biológica, estando, como tal, sujeitos/as a um sistema de controlo, com um regulamento específico, europeu e uma norma portuguesa que orientam as práticas dos intervenientes da cadeia de produção, transformação, distribuição, armazenamento, importação e exportação dos produtos biológicos.
Produtor/a em conversão certificada
Produtores/as detentores de certificação de que se encontram em processo de conversão para o modo de produção biológica, estando, igualmente, sujeitos/as a um sistema de controlo. O período de conversão é, em média, de 2 anos para os produtos hortícolas, de 3 anos para os produtos frutícolas, passando os produtos de origem animal por períodos de conversão específicos para cada raça.
Produtor/a com interesse em conversão
Produtores/as que manifestaram interesse, aquando da inscrição no Viv´o Mercado em converter o seu modo de produção para biológico, estando sujeitos a um prazo máximo de 3 meses para iniciar o processo, com o suporte da organização desta iniciativa.
Produtor/a ambiental e/ou socialmente inclusivo
Produtores/as com práticas ambientalmente sustentáveis e/ou cuja atividade constituí um complemento ao seu rendimento. Pretende-se que ao longo do curso desta iniciativa, estes produtores/as sejam sensibilizados/as para as vantagens do modo de produção biológica certificada, como garantia de qualidade e integridade dos produtos, e de impacto positivo no ecossistema.