Lagos comemora 445º Aniversário de Elevação a Cidade
A Elevação de Lagos a Cidade, que se assinala a 27 de janeiro, representa um dos momentos mais significativos da história local, constituindo o reconhecimento da importância e do trajeto percorrido desde a atribuição do Foral, por D. Manuel I em 1504, até à sua elevação em 1573, por D. Sebastião. Conheça as iniciativas preparadas para comemorar esta efeméride.
Comemorar a Elevação de Lagos a Cidade é motivo de orgulho para todos os lacobrigenses, pois foi graças ao conhecimento, saber, experiência e determinação de muitos que Lagos se tornou num centro privilegiado e ponto de encontro de gerações, culturas e civilizações, que fizeram da Cidade a mais cosmopolita dos séculos XV e XVI, no contexto nacional.
Para assinalar esta efeméride, que este ano comemora o seu 445º aniversário, a autarquia organizou um conjunto de iniciativas para este dia.
O destaque vai para a apresentação, pelas 10h30, do livro “As Mais Antigas Receitas de Batata-doce nos Livros de Culinária dos Séculos XVIII e XIX”, seguido de uma sessão de showcooking, a decorrer no Mercado Municipal da Avenida.
Pelas 16h00, terá lugar a inauguração da sede social do GAL - Grupo de Amigos de Lagos, exatamente na data em que comemora o seu 25º aniversário. Recorde-se que o Município de Lagos cedeu recentemente, a título gratuito e pelo prazo de dez anos, renovável por períodos de cinco anos, uma fração, situada no prédio da Rua Cândido dos Reis, destinada à instalação da sede social desta associação.
Mais tarde, pelas 18h00, os interessados poderão assistir ao Concerto “Clássicos em Talha Dourada”, a ter lugar na Igreja de Santo António, um dos ex-libris da cidade. A participação é gratuita, mas limitada ao nº de lugares sentados (refira-se que este equipamento, neste dia e no âmbito deste concerto, apenas estará aberto a visitas até às 13h00).
O programa termina com uma atividade para os mais pequenotes - “Noites com Arte”, por Joana Espinal, a decorrer na Biblioteca Municipal de Lagos. Participe!