Empresários do Turismo de Lagos estreitaram relações com Produtores em evento do AGROTUR
O Centro Cultural de Lagos recebeu, no passado dia 31 de outubro, uma sessão de divulgação do Catálogo AGROTUR, desenvolvido pelo NERA, pela Universidade do Algarve e pela Tertúlia Algarvia.
Dinamizado em parceria com a Câmara Municipal de Lagos, o evento contou com a presença do vice-presidente, Hugo Pereira, o qual elogiou a iniciativa, perante uma plateia composta por muitos empresários da hotelaria e da restauração do concelho, e por alguns produtores que têm os seus produtos divulgados em https://catalogoagrotur.pt/.
A apresentação do website foi feita por João Amaro. O presidente da direção da Tertúlia Algarvia explicou os objetivos da ferramenta e como foi desenvolvida. Na ocasião, o responsável realçou que a utilização dos produtos do Catálogo AGROTUR pode constituir um fator de diferenciação das empresas, pois são cada vez mais evidentes as preferências dos turistas pelos produtos tradicionais locais e pelas experiências autênticas.
Atualmente é possível descobrir na plataforma cerca de 70 produtores, que integram os 26 territórios de baixa densidade do Algarve; e encomendar aproximadamente 500 produtos. Da lista fazem parte o azeite biológico e pólen, de Aljezur; a morcela e a melosa, de Monchique; e o morgado de figo, de Salir, entre outros.
Depois da apresentação, foram promovidos encontros B2B, com o objetivo de estimular o diálogo entre alguns produtores agroalimentares que integram o catálogo e os empresários da hotelaria e da restauração do concelho de Lagos.
Nestes encontros, os empresários do turismo ficaram a conhecer a oferta de cada produtor, bem como as condições de comercialização. No final de cada reunião, e sempre que ambas as partes desejavam, eram formalizados acordos de cooperação comercial. O balanço destes encontros B2B em Lagos é muito positivo, pois deles resultaram um total de 15 acordos assinados.
O catálogo AGROTUR é uma das muitas atividades inseridas no projeto com o mesmo nome, que está a ser promovido pela Universidade do Algarve, NERA e Tertúlia Algarvia, com o financiamento do CRESC Algarve 2020.
CONTACTO PARA ENTREVISTAS:
• João Amaro | jamaro@tertulia-algarvia.pt | 967 747 165