Tomaram posse os novos órgãos autárquicos do município de Lagos
Na sequência do ato eleitoral realizado no passado dia 12 de outubro, tomaram ontem posse os autarcas que irão conduzir os destinos do município de Lagos nos próximos quatro anos.
O Centro Cultural de Lagos foi, uma vez mais, o local escolhido para receber a sessão solene de instalação dos órgãos municipais - Assembleia Municipal de Lagos e Câmara Municipal de Lagos - para o mandato autárquico 2025-2029. Uma cerimónia por muitos presenciada, incluindo antigos autarcas, representantes de entidades locais e regionais, familiares, amigos e munícipes que não quiseram perder a oportunidade de testemunhar este momento simbólico de afirmação do Poder Local Democrático e o arranque de um novo ciclo político.
O novo executivo municipal, presidido por Hugo Miguel Marreiros Henrique Pereira (eleito pelo PS), integra uma vereação de seis elementos composta por Gilberto Repolho dos Reis Viegas (eleito pela AD - coligação PSD/CDS), Paulo Jorge Correia dos Reis (eleito pelo PS), Paulo Jorge do Rosário Dias (eleito pelo CHEGA), Sara Maria Horta Nogueira Coelho (eleita pelo PS), Nuno Pedro dos Santos Borges Marques (eleito pela AD - coligação PSD/CDS) e Luís Alberto Bandarra dos Reis (eleito pelo PS).
A cerimónia abriu com um momento musical, a cargo do Conservatório de Música e Artes de Lagos, representado pelo Grupo de Música de Câmara da classe do professor Ricardo Batista, que atuou com a participação de Mafalda Vieira e Tito Erenbourg, replicando uma opção de alinhamento já adotada em anteriores atos solenes, visando recordar o papel do associativismo local e salientar a importância da aposta na formação cultural e criação artística.
No discurso inaugural deste novo ciclo autárquico, o presidente da Câmara empossado, Hugo Pereira, começou por dirigir uma palavra de apreço aos quatro presidentes de Câmara que o antecederam nas funções, desde 1976, assim como de reconhecimento pelo trabalho dos vereadores, com e sem pelouros, que integraram o anterior executivo municipal. A todos os que votaram na continuidade e na sua reeleição, o autarca manifestou a sua gratidão, equiparando o resultado eleitoral a uma vitória dos “valores assentes na solidariedade, igualdade, liberdade democracia, desenvolvimento socioeconómico, sustentabilidade e centralidade do cidadão”, prometendo “continuar a trabalhar convictamente Pelas Pessoas, sem sombra de discriminação”, “em saudável e profícua convivência com os restantes órgãos autárquicos” (Assembleia Municipal e juntas de freguesia). Hugo Pereira rematou a sua intervenção recordando algumas das propostas eleitorais escolhidas pela população em 12 de outubro, nomeadamente na área primordial da Habitação, no setor da Saúde e Bem-Estar, da Educação e Juventude, da Economia e do Emprego, do Desporto, da Cultura e do Património, das Infraestruturas, Mobilidade e Ambiente, da Modernização Administrativa e Participação Cívica, da Proteção Civil e da Segurança, assim como do Bem-Estar Animal.
Maria Joaquina Matos usou igualmente da palavra, na qualidade de presidente da Assembleia Municipal cessante, para manifestar a esperança e entusiasmo no momento que considerou de continuidade, balanço e, simultaneamente, de renovação, sem deixar de fazer uma alusão à instabilidade e imprevisibilidade da conjuntura nacional e internacional e da nova ordem mundial, em que “a filosofia da força da razão está a ser desconsiderada e ultrapassada pela razão da força, onde manda o mais forte”. Salientando que a grande virtude do Poder Local Democrático é aproximar o Estado dos cidadãos, a autarca - que foi membro da Assembleia Municipal, vereadora, vice-presidente e presidente da Câmara Municipal de Lagos, deputada à Assembleia da República e, por último, presidente da Assembleia Municipal de Lagos – concluiu a sua intervenção reafirmando que “servir o Poder Local é servir a Democracia na forma mais completa de todas”.
Após a instalação dos novos órgãos autárquicos e da apresentação de cumprimentos aos novos empossados, realizou-se a primeira reunião da Assembleia Municipal para eleger a constituição da mesa, em que Maria Paula Dias da Silva Couto foi designada como presidente e Sónia Cristina Ramos Pires Guimarães de Melo e José Manuel da Silva Jácome como secretários.
Informação complementar:
Composição da Assembleia Municipal de Lagos, eleita por sufrágio universal, direto e secreto, no dia 12 de outubro de 2025, cujos resultados foram oficialmente proclamados pela Assembleia de Apuramento Geral no dia 14 de outubro de 2025:
• Maria Paula Dias da Silva Couto (PS)
• Maria João de Lacerda Caetano (AD – coligação PSD/CDS)
• Sandra Maria Francisco Marques de Carvalho Oliveira (CHEGA)
• Carlos Manuel Pereira Fonseca (PS)
• Maria João Travanca Gervásio Batista (PS)
• João Pedro Catarino Campos (AD – coligação PSD/CDS)
• Margarida Maurício Correia (CHEGA)
• Márcio Filipe dos Santos Viegas (PS)
• Sónia Cristina Ramos Pires Guimarães de Melo (PS)
• Rui Filipe Machado de Araújo (AD – coligação PSD/CDS)
• Carlos Alberto dos Santos Carmelino (CHEGA)
• Eduardo Seabra Carmo Ribeiro (PS)
• Ana Margarida de Passos Águas Bento e Barros Martins (Lagos com Futuro - NC.PAN)
• José Manuel da Glória Freire de Oliveira (CDU)
• José António dos Santos Guerreiro (PS)
• Maria Filomena Vieira de Jesus Sena da Cunha Lima (AD – coligação PSD/CDS)
• Mário João da Luz Santos (CHEGA)
• Maria Manuela Margarido Rodrigues (PS)
• Nuno José Nobre Cerol Bento Rocha (AD – coligação PSD/CDS)
• José Manuel da Silva Jácome (PS)
• Diná Ester dos Reis Graça (CHEGA)
Integram, igualmente, a Assembleia Municipal, por inerência do cargo, os presidentes das juntas de freguesia do concelho (cidadãos que encabeçaram as listas mais votadas na eleição para as Assembleias de Freguesia do Concelho):
• Pela Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos: Patrícia Filipe Fernandes da Silva (PS)
• Pela Junta de Freguesia da Luz: Rui Miguel Imaginário Maurício (PS)
• Pela Junta de Freguesia de Odiáxere: Sofia Isabel de Jesus Domingos dos Santos (PS)
• Pela Junta de Freguesia de Bensafrim: Carlos Miguel dos Santos Vieira (AD – coligação PSD/CDS)
• Pela Junta de Freguesia de Barão de São João: Fábio José Leal Gonçalves (PS)

