Pedra Dura - Festival de Dança do Algarve
Foi ontem apresentado publicamente, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI, o programa do Festival Pedra Dura – Festival de Dança do Algarve que regressa de 4 a 9 de novembro a vários espaços da cidade de Lagos, com uma programação que reúne dança, cinema, música, oficinas e masterclasses.
Na 4.ª edição, o Pedra Dura convida à pausa, à escuta e à resistência, com propostas que refletem sobre o corpo, o coletivo e a urgência de habitar o tempo presente.
A programação conta com várias estreias nacionais incluindo masterclasses, num cruzamento entre movimento, escrita e oralidade. O encontro entre dança e corpo estende-se também ao cinema e a importância de comunidade é evocada ao contar com a presença do Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere.
Em 2025, o Festival renova a parceria com o Centro de Ciência Viva de Lagos e conta com a atividade de Observação de Estrelas e uma Oficina de Impressão em 3D. Esta edição integra ainda a inauguração de uma nova exposição no âmbito do CenDDA – Centro de Documentação de Dança do Algarve, ligada à ideia de intimidade.
Toda a informação sobre o programa pode ser consultada em www.festivalpedradura.com
O Pedra Dura conta com a direção artística de Daniel Matos e Joana Flor Duarte e é uma coprodução da Cama – Associação Cultural e do Município de Lagos.

