Dia de Santo António celebrado em Lagos
O Museu de Lagos dedicará o próximo dia 13 de junho à celebração de Santo António, o Santo que assentou praça como soldado no Regimento de Infantaria de Lagos e se tornou o padroeiro da igreja dos militares desta cidade, a notável Igreja de Santo António, atualmente integrada no percurso de visita do Museu.
Santo António, Lagos e o seu Museu têm um percurso comum, pois foi na sacristia da Igreja de Santo António que o Museu teve a sua primeira instalação, tendo sido inaugurado simbolicamente no dia 13 de junho de 1931, por ocasião do 700.º aniversário da morte de Santo António.
No próximo dia 13 de junho, pelas 8h30, a igreja voltará a receber a tradicional Missa de Santo António e a realizar a distribuição dos pães benzidos no final da Eucaristia.
A história do “pão de Santo António” está relacionada com a preocupação do santo com a pobreza, fazendo o milagre da multiplicação dos pães para dar de comer aos pobres. Esta história gerou em todo o mundo o hábito de colocar nas igrejas uma caixa para as esmolas do “pão dos pobres”.
Em Lagos, esta prática caritativa tem vindo a beneficiar instituições sociais, tais como o Centro de Assistência Nossa Senhora do Carmo (1972-1983), a Sociedade de São Vicente de Paulo (1973-1980), a Associação das Senhoras de Caridade (1974-1994), o Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos (1983-1998) e a ação social da Paróquia de Santa Maria (1979 até à atualidade).
Ao final do dia, pelas 18h30, o “pão antoniano” será oferecido pela Professora Doutora Adriana Freire Nogueira, doutorada em Literatura e Cultura Clássicas, que numa conversa sobre a biografia de Santo António, o livro “Sol nascido no Occidente, e posto ao nascer do sol, S.to Antonio portuguez...”, da autoria de Brás Luís Abreu, nos alimentará com a revelação sobre como Santo António é comparado a diferentes personagens da antiguidade clássica (deuses, heróis, personagens mitológicas e históricas) e do cristianismo, realçando o lugar que a mitologia clássica ocupa nesta obra e de que modo contribui para o louvor do nosso Santo.