Eleições Europeias 2024 – Informações úteis
No dia 9 de junho, os portugueses são chamados às urnas para eleger os 21 eurodeputados para o parlamento europeu. Para que possa exercer o seu direito ao voto com toda a comodidade e segurança, compilámos algumas informações úteis. De destacar que, para este ato eleitoral, foi aprovado um regime excecional de voto em mobilidade, sendo que pode votar em qualquer mesa de voto (em Portugal ou no estrangeiro) independentemente do local do recenseamento, desde que tenha consigo documento de identificação civil.
Esta é uma oportunidade única em que todos podemos decidir coletivamente sobre o futuro da União Europeia. A legislação da UE abrange as prioridades da maioria das pessoas: ambiente, segurança, migração, políticas sociais, direitos dos consumidores, economia, Estado de direito, entre outras. O seu voto decidirá quais serão os deputados e as deputadas ao Parlamento Europeu que o(a) representarão quando se tratar de elaborar novas leis e terá uma influência na eleição da Comissão Europeia. Estas decisões vão contribuir de várias formas para o seu quotidiano e o de muitas outras pessoas dos estados membros.
Para facilitar a deslocação neste dia tão importante para Portugal, a Câmara Municipal de Lagos disponibilizará também transporte gratuito (ida e volta), em horários específicos, para as assembleias/locais de voto, o qual pode ser consultado no documento anexo da notícia.
Para os cidadãos com deficiência que pretendam exercer o seu direito de voto, informamos que o Centro de Saúde de Lagos encontrar-se-á aberto no dia 9 de junho (8h00-19h00) para efeitos de emissão de atestados médicos caso necessitem de votar acompanhados.
Os locais de voto estarão a funcionar das 8h00 às 19h00. Para este ato eleitoral, foi aprovado um regime excecional de voto em mobilidade. Assim, se reside em Portugal, no dia 9 de junho, se tiver consigo o documento de identificação civil, pode votar em qualquer mesa de voto, em território nacional ou no estrangeiro, independentemente do local do recenseamento. Se não tiver consigo o documento de identificação civil, deve votar na assembleia de voto correspondente ao local de recenseamento, que pode consultar nos editais da Câmara Municipal de Lagos (Luz, Odiáxere, Bensafrim e Barão de São João e S. Gonçalo) ou utilizando um dos seguintes meios:
• Portal do Recenseamento
• Linha de Apoio ao Eleitor 808 206 206 (custo de chamada local)
• SMS para 3838 (gratuito), escrevendo “RE” (espaço) o seu n.º de identificação civil (espaço) e a sua data de nascimento no formato ano, mês, dia (AAAAMMDD)
• Junta de Freguesia