Lagos celebra “Semana Verde”
Por ocasião do Dia Mundial da Árvore (21 de março) e Dia Mundial da Água (22 de março), o município de Lagos preparou algumas iniciativas dedicadas ao Ambiente, com o principal objetivo de envolver toda a comunidade nesta causa.
A “Semana Verde”, que decorre de 18 a 22 de março tem, este ano, como atividade principal objetivo sensibilizar para a importância da água doce e defender uma utilização e controlo sustentáveis deste importante recurso, que se encontra em falta, em especial na nossa região.
A abertura da “Semana Verde” irá decorrer na Escola de Santa Maria, onde será hasteada a Bandeira Verde atribuída pela ABAE no âmbito do programa Eco-Escolas (ano letivo 2022-2023).
As atividades programadas ao longo da semana, envolvem mais de mil alunos de diversos estabelecimentos escolares, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, e IPSS. Das diversas atividades estão previstos espetáculos musicais, exposições, visitas de estudo, ações de sensibilização sobre a poupança da água, caminhadas, plantação de árvores, entre outras.
O município volta, mais um ano, a aderir à iniciativa “H2Off – Hora de fechar e torneira”, promovida pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, que consiste em fechar a torneira durante uma hora (entre as 22h00 e as 23h00), do dia 22 de março, num gesto deliberado e consciente que visa alertar sobre o uso eficiente de água e motivas uma mudança consciente de comportamentos.
“Asneira asneira é não fechar a torneira. Poupe água. Um bem essencial à vida. “