Lagos festeja dia do município distinguindo lacobrigenses e entidades locais
O 27 de outubro marca, no calendário de efemérides locais, o Dia do Município de Lagos, feriado dedicado a São Gonçalo, padroeiro da cidade. Para celebrar esta data, a autarquia preparou um programa constituído por momentos protocolares, no âmbito dos quais será prestada homenagem a cidadãos e entidades locais, mas onde não faltam, também, as atividades culturais, desportivas e recreativas, que irão animar o período de 17 a 30 de outubro.
A atribuição de condecorações a individualidades e entidades que, pelo seu exemplo, história de vida, obras, estudos, empreendedorismo, contributo para o progresso do conhecimento, para o engrandecimento da cultura, por feitos desportivos e por virtudes, se destacam na comunidade, será um dos pontos altos destas comemorações.
Os órgãos do município decidiram, este ano, reconhecer publicamente o percurso de seis cidadãos, duas empresas e uma associação desportiva, aprovando a atribuição de duas Medalhas de Mérito Municipal – Grau Ouro e sete Medalhas de Mérito Municipal – Grau Prata. Emílio Anino (empresário de sucesso no ramo automóvel, com contributos importantes em outras áreas, nomeadamente autárquica e associativa) e Maria Luísa Teixeira (jurista que se destacou na funções de Conservadora do Registo Civil e na vida política autárquica) receberão a distinção mais elevada (Grau Ouro). As Medalhas de Mérito Municipal – Grau Prata serão entregues a André Guerra dos Santos (jovem com uma carreira promissora ligada à escrita para cinema e televisão), a Hugo Alves (músico fundador da Orquestra de Jazz do Algarve), a Marta Alves (dona de uma voz que já a levou aos melhores palcos e espetáculos nacionais), a Maria da Conceição Correia da Costa (pelo percurso de combate à discriminação e segregação social e ao fomento da integração social através da arte e da cultura), ao Andebol Clube Costa Doiro (pelo trabalho desenvolvido no âmbito da promoção do desporto e da modalidade de andebol masculino), à Nautipraia (pela longevidade do estabelecimento comercial e contributo para a prática local do desporto) e à Sopromar (empresa de referência nacional e internacional no setor da náutica de pesca e de recreio, dedicada à reparação e manutenção de embarcações).
A atribuição das Medalhas de Mérito Municipal terá lugar no dia 27, pelas 14h30, no Centro Cultural de Lagos, no âmbito da sessão solene comemorativa do Dia do Município.
Os trabalhadores com mais antiguidade em funções no município e nas freguesias serão igualmente distinguidos numa cerimónia de imposição de alfinetes de lapela a decorrer de forma faseada (consoante tenham completado 15, 25 ou 35 anos de serviço) em vários momentos ao longo do programa de festividades.
Em termos culturais destaca-se, no dia 26, o espetáculo “AINDA MARIANAS” uma produção do Teatro Nacional D. Maria II (Odisseia Nacional) em parceria com a Câmara Municipal de Lagos que marca a reabertura do Centro Cultural de Lagos após a realização de obras de conservação e adaptação. Com duas sessões, uma destinada às escolas e outra, às 21h30, para o público em geral, este espetáculo traz à cena, a partir da obra “Novas Cartas Portuguesas” de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, uma reflexão em torno da memória coletiva de um país, da sua gente e do seu tempo. O espetáculo tem entrada gratuita, sendo que os bilhetes estão disponíveis através da bilheteira online e, a partir de 24 de outubro, presencialmente na receção do Centro Cultural de Lagos.
Exposições de artes visuais e de colecionismo, concertos, cinema, apresentação de livros, uma mostra de artesanato e condições especiais de acesso a equipamentos desportivos, museológicos, entre outros, completam o programa de animação.
Consulte aqui o programa detalhado