Lagos vai ter Plano Estratégico para a Cultura
A Câmara Municipal de Lagos decidiu elaborar um plano estratégico sectorial para a cultura, dando, assim, continuidade ao trabalho de planeamento que tem vindo a incidir sobre áreas como a Educação, a Juventude, o Desporto, a esfera social, o Ambiente, o Turismo e, mais recentemente, a Saúde.
A equipa consultora que dinamiza os trabalhos, recentemente iniciados, vai procurar perceber e caracterizar a procura, ou seja, os interesses e práticas culturais da população, fazer o mapeamento dos agentes culturais (incluindo setor associativo e entidades privadas) e dos eventos, comparar a realidade local com dados do Eurobarómetro e, no final, definir uma visão que sirva de referencial para o desenvolvimento do setor e das políticas culturais para os próximos anos, estabelecer um plano de ação e acautelar um modelo de governança que permita efetuar eficazmente a sua implementação.
Este documento incluirá um diagnóstico da oferta cultural da cidade e do concelho, sendo fundamental conhecer quem são os seus públicos, quais as suas motivações e opiniões ou mesmo quais as principais barreiras no acesso à cultura.
Entendendo-se a cultura num conceito alargado que se manifesta nas práticas e nos gestos coletivos e de cada um, gostaríamos de conhecer as práticas e hábitos culturais de quem cá vive ou nos visita.
Contamos, por isso, com a sua participação no Inquérito de Públicos Culturais de Lagos que decorre até ao final do próximo mês de agosto.
Pode aceder ao inquérito online através da seguinte hiperligação https://sprw.io/stt-woGcVuuZj7wk8fdmSidgdt