Centro Cyclin’Lagos vai receber a 4.ª Taça do Algarve de BTT XCM
É já no próximo domingo, dia 23 de outubro, que os percursos do Centro Cyclin’Lagos, em Barão de São João, irão receber as equipas e atletas desta modalidade de ciclismo para disputarem a 4.ª Taça do Algarve na vertente BTT e, mais concretamente, na disciplina XCM, integrada no Campeonato Regional do Algarve.
“As provas de Cross Country Marathon (XCM) são uma versão longa do XCO (Cross Country Olímpico), disputando-se num percurso de 60 a 160 quilómetros. Uma característica especial desta prova é o facto de juntar amadores e profissionais no mesmo pelotão. A maratona é realizada numa região montanhosa.”*
Em Lagos irão realizar-se, em simultâneo, uma prova de Maratona (com 76 km), destinada aos escalões federados, e uma prova de Meia-Maratona (37 km) para os escalões juniores, paraciclistas e E-MTB federados, as quais são igualmente abertas aos atletas não-federados dos clubes do concelho e da região, denominadas “classes Promoção”, que farão a sua filiação no dia, no local da prova.
De acordo com o programa, a abertura do Ponto de Passagem Obrigatório (PPO) decorrerá entre as 8 e as 9 horas de domingo, estando a partida marcada para as 9h30 e a chegada prevista para as 12 e para as 14 horas, respetivamente para os atletas da Meia-Maratona e para os atletas da Maratona. Com percursos circulares, as provas têm, ambas, partida e chegada ao Centro Cultural de Barão de São João. A cerimónia protocolar de entrega de prémios fecha, pelas 15 horas, o programa deste evento desportivo, que deverá contar com uma participação de mais de 20 equipas federadas.
Para o município esta é uma oportunidade de divulgar as condições existentes no concelho para a prática de Ciclismo e de BTT, promovendo, simultaneamente, os demais recursos e atrativos do território. A iniciativa é uma organização conjunta com a Associação de Ciclismo do Algarve e com os dois clubes locais praticantes da vertente de BTT (Grupo Popular das Portelas e Associação Amigos de Almádena), tendo o apoio do Centro Cultural de Barão de São João e da União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João.