Oficina criativa de design territorial em Lagos
Tendo como mote o conhecimento histórico partilhado na conferência "Revisitar os Painéis de S. Vicente: um olhar sobre a sociedade do tempo dos Descobrimentos" realizada no passado dia 30 de setembro, a comunidade ligada às Indústrias Culturais e Criativas terá agora, a oportunidade de participar numa oficina criativa, onde se utilizarão técnicas de design territorial com o objetivo de estimular o surgimento de novas ideias a aplicar na criação e/ou desenvolvimento de produtos ou serviços no âmbito das ICC, respondendo aos seus desafios particulares no campo da comunicação, divulgação e comercialização ao público.
A iniciativa terá lugar no dia 6 de outubro, no Centro de Ciência Viva de Lagos, com a designer Alexandra Santos, que irá apontar alguns caminhos para utilizar a história como elemento ativo neste processo criativo, em mais uma oficina de design territorial onde se trabalha o processo de construção de um produto cultural e criativo ligado à identidade do território e suscetível de ser explorado financeiramente.
A oficina permitirá igualmente compreender como o desenvolvimento deste tipo de produtos pode contribuir para a valorização da identidade local e do território como um todo, tornando-o mais atrativo e interessante, quer para residentes quer para visitantes.
Esta iniciativa é organizada pela Direção Regional de Cultura do Algarve, que convidou a revisitar os Painéis de São Vicente para abordar a sociedade no tempo da expansão marítima portuguesa, numa conferência realizada na passada semana e através desta oficina de design, integradas no projeto Magallanes_ICC.
Magallanes_ICC é um projeto de cooperação transfronteiriça, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020.
A participação na oficina criativa, é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.
Os interessados podem contactar a organização através do endereço algarve.magallanesicc@gmail.com ou do n.º 964 782 462.