12.ª Rota do Petisco quase a chegar e com muitas novidades
Está tudo preparado para a 12.ª edição da Rota do Petisco. A iniciativa organizada pela Teia d’Impulsos decorrerá de 14 de setembro a 16 de outubro, abrangendo, uma vez mais, toda a região do Algarve. Os petiscadores têm 33 dias para percorrer 11 municípios (Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Monchique, Lagoa, Silves, Albufeira, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira) e 220 estabelecimentos aderentes para provar os melhores petiscos e colecionar carimbos para prémios. No concelho de Lagos, tem à sua escolha 29 estabelecimentos com deliciosas iguarias, sendo que o Forte da Ponta da Bandeira foi o local escolhido para a cerimónia de abertura no dia 13 de setembro.
O novo Passaporte, que lhe garante o acesso a todos os petiscos da Rota a um preço convidativo – Menu Petisco (3,5€) e Menu Doce (2,5€) –, já se encontra disponível para compra nos pontos de venda oficiais, sendo que, no caso de Lagos, para além dos estabelecimentos aderentes, poderá também adquirir o passaporte na Câmara Municipal ou no Centro Cultural. Os petiscadores também podem, desde já, espreitar quais os petiscos deste ano na página da iniciativa.
Após 11 edições de sucesso, e de ter sido recebido o Prémio Nacional de Turismo Gastronómico em 2021, a organização decidiu que chegara a hora de mudar a imagem da Rota para algo mais jovem, colorido e baseado em divertidas ilustrações. Foi esta a proposta da BuummDesign, a nova parceira do evento. Com novo Passaporte, o website foi também totalmente renovado para acompanhar esta nova “roupagem”. Os petiscadores devem consultá-lo regularmente para ficar a par de possíveis atualizações horárias e conferir todas as opções vegetarianas.
As modalidades da Rota do Mundo, restaurantes com cozinha típica de outros países, e da Rota dos Chefs, pratos de autor com produtos regionais, também estão de regresso e, desta vez, os conceituados chefs da região até vêm à “boleia” da Audi, patrocinadora oficial desta modalidade. Estreia absoluta é a Rota da Memória, com sete petiscos que prometem recordar velhos tempos e que, no fundo, são intemporais na gastronomia algarvia.
Além das habituais vantagens que o Passaporte atribui aos petiscadores em cada um dos municípios aderentes, como entrada gratuita em museus e desconto em eventos, existe também uma nova secção no Passaporte dedicada à Rota com Descontos de diversas entidades e empresas que se associaram ao evento. Entre as novas parcerias está o Grupo Entreposto com a sua “Rota do Automóvel”, através da qual os petiscadores terão acesso a descontos em viaturas e serviços de oficina em algumas concessões; a “Van do Petisco”, um serviço a cargo da Happy Van que dá a oportunidade de percorrer a Rota numa carrinha pão de forma; e a Conserveira do Arade, com desconto nas visitas ao seu espaço e em compras na sua loja.
Os petiscadores que conseguirem colecionar 12 carimbos diferentes no seu Passaporte, voltam a habilitar-se aos mais diversos prémios da Rota, como entradas para a Sand City, Slide & Splash, Zoomarine, SPA Salino Água Mãe; estadias com a Orbitur, Pedras da Rainha ou Pedras d’el Rei; passeios de barco, visita a adegas com prova de vinhos do Algarve, massagens e/ou tatuagens. Este ano, o Prémio Especial Rota consiste numa estadia de duas noites, com pequeno-almoço incluído, no White Shell Beach Villas. Os petiscadores são convidados a votar nos seus estabelecimentos preferidos, com “Melhor Ementa” e “Melhor Espírito”, e escrever uma frase sobre o evento. O petiscador mais criativo ganha o prémio.
Lagos terá um papel muito especial nesta edição de 2022. No dia anterior ao início oficial do evento, a organização convidou todos os parceiros para uma festa de apresentação da 12.ª edição da Rota do Petisco, a ter lugar no Forte Ponta da Bandeira. Serão servidos, em primeira mão, alguns dos petiscos presentes nesta edição, estando a música a cargo do DJ Nuno Silva. De destacar também o dia 1 de outubro, Dia Mundial da Música, como a data de destaque do município de Lagos. Para além da “invasão” do concelho nas redes sociais da Rota do Petisco, a autarquia está a preparar iniciativas culturais que serão a combinação perfeita para apreciar os seus petiscos em Lagos, eventos esses que serão anunciados brevemente.
Sobre a Organização
A Teia D’Impulsos é uma associação sem fins lucrativos cujo principal objetivo é o desenvolvimento de projetos de cariz social, cultural, desportivo, formativo e ambiental, alicerçados na igualdade de direitos e oportunidades entre todos os cidadãos.
Sobre a Rota do Petisco
A Rota do Petisco é um projeto de cariz cultural e recreativo que consiste num roteiro gastronómico, envolvendo diversos estabelecimentos de restauração organizados por zonas geográficas distintas. A decorrer desde 2011, a Rota do Petisco tem crescido de ano para ano. Com uma adesão de 31 estabelecimentos de Portimão na primeira edição, a Rota registou em 2020 a maior abrangência de sempre, com 231 restaurantes aderentes, distribuídos por 13 concelhos do Algarve: Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Silves, Monchique, Lagoa, Albufeira, Loulé, Faro, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira. Dinamizado pela Associação Teia D’Impulsos (TDI), com o apoio de várias entidades locais públicas e privadas, a Rota do Petisco visa a promoção da restauração e do comércio local, a divulgação da gastronomia tradicional do Algarve, bem como a revitalização das localidades aderentes através de animação social e cultural e o enriquecimento da oferta turística da região.