Lagos recebeu a cerimónia de consignação da empreitada de eletrificação da linha do Algarve
O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, esteve na passada sexta-feira em Lagos, na Estação Ferroviária desta cidade, onde presidiu à cerimónia de assinatura do auto de consignação da empreitada de eletrificação da linha do Algarve (troço Tunes – Lagos). A iniciativa, da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal, contou, igualmente, com a presença de Hugo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Lagos.
Na sua intervenção, o autarca lacobrigense saudou a presença do titular desta pasta governamental, assim como o investimento público anunciado e os seus benefícios para a região, sublinhando, no entanto, a necessidade de, conforme previsto na Declaração de Impacte Ambiental, serem implementadas medidas para minimizar os impactes visuais negativos decorrentes da implementação das estruturas de eletrificação sobre a frente marítima da Meia-Praia.
Hugo Pereira aproveitou esta oportunidade para endereçar a Pedro Nuno Santos e às entidades presentes o convite para participação nas atividades comemorativas do Centenário da Chegada do Comboio a Lagos, que irão acontecer nos dias 29 e 30 de julho próximo, incluindo um colóquio de reflexão sobre a temática, a inauguração de uma peça escultórica evocativa da efeméride, uma exposição documental, iniciativas filatélicas, entre outras componentes do programa cujo detalhe será divulgado em breve.
De acordo com a apresentação e as intervenções proferidas, este investimento público na ferrovia permitirá reduzir em até 25 minutos o tempo de viagem na linha do Algarve, trazendo, ainda, evidentes vantagens económicas e ambientais.
Para mais informações sobre este investimento público na ferrovia e para visionar a sessão de assinatura do auto de consignação carregue aqui