ATE JÁ: CONTOS DE MULHERES GUERRILHEIRAS, com Chiara Vighetto
7 de março | 21h30
Local: Biblioteca Municipal de Lagos
Org.: CM Lagos
Duração: 50 min
Class. etária: M12
Participação gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do telefone 282 767 816, página de Facebook da Biblioteca ou email biblioteca@cm-lagos.pt
Histórias de mulheres que se desenvolvem e se entrelaçam no fundo comum da luta “partigiana” (a guerrilha que, na Segunda Guerra Mundial, lutou contra o fascismo e nazismo em Itália). Cada uma traz à luz uma memória pessoal, perdida no tempo.
Mulheres corajosas, mas simples que têm lutado com a frescura típica da sua juventude, e a força da necessidade de tomar uma posição, mas nunca se considerando como heroínas. Não só som mulheres de Piemonte, uma região do norte de Itália, mas. ao mesmo tempo, são todas as mulheres que resistiram a uma opressão política.
São histórias, algumas fortes, outras poéticas, que emocionam e noutro momentos fazem sorrir, mas sobretudo são histórias reais de mulheres que participaram na libertação de Itália. Esta peça nasce da investigação histórica. Os livros que tiveram mais importância na pesquisa foram: “Donne nella bufera” de Riccardo Assom e “La resistenza taciuta” de Anna Maria Bruzzone, Rachele Farina. Muito importante foi o encontro com uma das mulheres que protagonizam este conto, Paola Sibille, que já faleceu, mas que tinha 16 anos nos tempos da guerra e que, com muita paixão, contou-me: “Eu era uma rapariga de 16 anos que se encontrou num período da história muito específico. Tomei uma decisão e atuei em consequência...” A ideia é contribuir para que tudo isso não se esqueça, não só os eventos, mas também a força que transmitem.
BIOGRAFIA:
Chiara Vighetto trabalhou com o Progetto Cantoregi do 2001 a 2008. Diploma da escola Teatranza Artedrama em 2006. Trabalhou com o Stilema Uno Teatro e Fondazione Teatro Ragazzi e Giovani de 2006 a 2010. Estreou com “Ci rivedremo presto, Storie di Partigiane” em 2010 e em 2011, na versão espanhola em Quito. A obra foi representada na Suíça, Itália, Espanha, Equador e Colômbia e, numa versão mais íntima em português, na Vila do Bispo. Escreve e atua na obra “Bajo la cama, sin alas” com direção da Maria Porter em abril de 2015. Ensina teatro (adultos e crianças) para a associação Alma (Vila do Bispo). Desde abril de 2024 que está a trabalhar numa nova obra de teatro com a diretora e dramaturga Carolina Vivas, do Umbral Teatro de Bogotá. Entretanto, segue outro caminho profissional: diploma na Escola Internacional de Zen Shiatsu em 2013 e Diploma na Universidade de Medicina Chinesa de Barcelona da FETMC em 2023.
Estacionamento gratuito - O Centro Cultural de Lagos e a Biblioteca Municipal de Lagos oferecem estacionamento gratuito no parque da Frente Ribeirinha (Avenida dos Descobrimentos) para o público dos seus espetáculos/eventos. Para o referido desconto basta que o utente apresente, na receção do parque, carimbo obtido na bilheteira do Centro Cultural de Lagos ou entrada da Biblioteca Municipal de Lagos. A oferta diz apenas respeito a uma hora antes e até uma hora depois de cada espetáculo/evento.