RIDER SONATA n.º 8
30 de maio | 21h30
Local: Centro Cultural de Lagos - Auditório Duval Pestana
Org.: CAMA a.c. e CM Lagos com o apoio DGArtes/RTCP
Duração: 60 min
Class. etária: M12
Bilhetes à venda na receção do CCL ou através da BOL
Instalação coreográfica que parte do diálogo direto com as exposições Time Stands Still, do fotógrafo Jeff Wall e Transe, do artista plástico Rui Moreira, apresentadas no MAAT no ano de 2025. A partir das ideias de plâteau vivant, durabilidade e contemplação, é desenhado um espaço intimista de desaceleração numa espera partilhada entre máquina e carne, entre velocidade e o desejo de parar.
Através de um gesto coreográfico contido e altamente cinematográfico, o coreógrafo desafia a linearidade da narrativa e propõe uma espacialização da memória e do afeto, num palco onde o silêncio se sobrepõe ao gesto espetacular. O espaço torna-se assim uma cápsula, uma cápsula para escavar a poética da resistência, da juventude, e da ruína transformada em vestígio performativo.
Composta como um solo expandido a dois corpos e uma máquina, RIDER SONATA Nº 8 é a mais recente performance de Daniel Matos, acompanhado pela neuro-cientista e harpista Beatriz Belbut. A peça afirma-se como um estudo sobre o corpo em suspensão, um corpo em deriva e o tempo como matéria escultórica, na linha da investigação coreográfica e visual que o artista tem vindo a desenvolver.
Na penumbra de uma sala, um foco de luz recorta um pequeno território onde se desenvolve um gesto uma contenção sísmica — um acontecimento que está por vir ou que já passou, mas cujo rasto permanece no lugar. Instala-se uma coreografia de tensão entre presença e ausência, entre acidente e pausa, onde a imobilidade se torna potência política e poética. O trabalho convoca o tempo como matéria estética, colocando o espectador o mais próximo possível desta dilatação da memória, da contemplação do detalhe e da persistência da imagem.
Constrói-se então, entre performers e público, uma experiência de descanso e observação, uma sala de desaceleração envolta na música improvisada de uma harpa e embaladas por um mantra de desejos futuros para uma cidade possível.
Estacionamento gratuito - O Centro Cultural de Lagos e a Biblioteca Municipal de Lagos oferecem estacionamento gratuito no parque da Frente Ribeirinha (Avenida dos Descobrimentos) para o público dos seus espetáculos/eventos. Para o referido desconto basta que o utente apresente, na receção do parque, carimbo obtido na bilheteira do Centro Cultural de Lagos ou entrada da Biblioteca Municipal de Lagos. A oferta diz apenas respeito a uma hora antes e até uma hora depois de cada espetáculo/evento.

