12.º FESTIVAL DOS DESCOBRIMENTOS
30 de abril a 4 de maio | 15h00
Local: Praça do Infante, Jardim da Constituição e Forte Ponta da Bandeira
Org.: CM Lagos
Entrada gratuita
+ INFO aqui
TEMA: A Grande Aventura – De Lagos ao Japão
Contando com o habitual envolvimento das forças vivas locais, em especial da comunidade escolar, este festival lacobrigense terá muito para oferecer aos visitantes, desde espetáculos, polos temáticos interativos, recriação histórica, exposições, conferências, animação permanente, Cortejo Histórico, Feira Quinhentista, entre outras surpresas. Programa apresentado em breve.
Os Descobrimentos Marítimos e a Diáspora Portuguesa foram uma realidade que revolucionou o nosso mundo. Pela primeira vez na História, o mar ligou a Europa a povos, culturas e continentes que eram desconhecidos ou mesmo pouco conhecidos. Entre 1415 e 1542/43, os Portugueses viajaram desde a Terra Nova ao Japão, do outro lado do mundo. Tudo começou em Lagos e na sua baía. A ligação de Lagos com o mar é antiquíssima e intensa. Antes das Descobertas do Século XV, esta zona foi associada ao fim do mundo, pelos povos clássicos. Para além das rochas da nossa Costa de Oiro e do Promontório Vicentino ficava o desconhecido, o mar tenebroso e assustador para os navegantes.
Esses mitos começaram a ser dissipados a partir do momento em que o Infante D. Henrique e as gentes de Lagos empreenderam expedições marítimas no Atlântico e nas costas de África. A dinâmica das Descobertas não parou e, no espaço de pouco mais de um século, chegou ao Extremo-Oriente. Por todas estas razões, esta nova edição do nosso festival celebra a importância global dos Descobrimentos Marítimos Portugueses e o papel de Lagos e das suas gentes, do Algarve e dos algarvios nos seus vários momentos e dinâmicas. É a celebração da Grande Aventura, que foi de Lagos ao Japão.