EXISTE UM HOMEM SEMEADO NO CHÃO DO SEU PAÍS, com Octávio Fonseca e José Moças
17 de abril | 21h30
Local: Biblioteca Municipal de Lagos
Org.: CM Lagos
Class. etária: M12
Participação gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do telefone 282 767 816, página de Facebook da Biblioteca ou email biblioteca@cm-lagos.pt
Iniciativa integrada no “PERDOEM A FALTA DE AR, OS DIAS ERAM ASSIM – Ciclo Comentado de Cinema e Literatura em homenagem a Carlos Paredes”. Apresentação e conversa sobre o livro “CARLOS PAREDES: A GUITARRA DE UM POVO. Livro do Centenário do Nascimento - 1925/2025” (Ed. Tradisom, 2025), com o autor Octávio Fonseca e o editor José Moças, especialista em fontes históricas musicais. Venda de livros e sessão de autógrafos.
A obra trata a história de vida musical do grande mestre da guitarra portuguesa. A sua obra musical é avaliada e discutida através dos seus discos, com reporte às críticas e entrevistas publicadas na imprensa. Mas são contados também os episódios mais relevantes da sua vida relacionados com a carreira musical, sem esquecer os textos que publicou na imprensa com tomadas de posição sobre a música no nosso país. Tudo isto é explanado de uma forma cronológica, para termos uma perspetiva sequencial da sua vida artística, sem a fragmentar por áreas de atividade. Os discos aparecem naturalmente no tempo em que foram lançados, enquadrados nos diversos eventos que fazem esta história da vida musical de Carlos Paredes. Nesse livro, cuja autoria é de Octávio Fonseca, um dos maiores investigadores da música portuguesa, com obras já editadas sobre José Mário Branco, José Afonso e também Carlos Paredes, será incluído um concerto inédito do músico, um documento raro, em que, contrariamente ao que sempre sucedia, o artista apresenta as músicas uma a uma. Esse concerto decorreu no dia 31 de março de 1984 no Teatro Carlos Alberto do Porto, uma sala completamente cheia que Carlos Paredes fez rir com as suas intervenções, um dia em que o músico deixou transparecer o seu humor. Temos um conjunto fabuloso de fotografias deste concerto. A obra inclui ainda o som do álbum “Meister Der Portugiesischen Gitarre” (“Mestre da Guitarra Portuguesa”), uma compilação/álbum do guitarrista e compositor português Carlos Paredes (edição germânica/ex-RDA), gravado em fevereiro de 1977 durante o 7º Festival de Canção Política em Berlim, e lançado nesse mesmo ano através do selo alemão AMIGA, da antiga República Democrática Alemã (RDA), nunca publicado em Portugal.
BIOGRAFIAS:
OCTÁVIO FONSECA (n. Porto, 1950). Nos anos de 1970 a 1973, fez crítica musical nas publicações “A Memória do Elefante” e “Mundo da Canção”. De 1987 a 1992, realizou programas radiofónicos de divulgação e crítica, dedicados à música popular portuguesa, na Rádio Cultural de Ermesinde, no Rádio Clube do Porto, na Rádio Nova e na Rádio Press. Desde dezembro de 2006, realiza o programa “Os Cantos da Casa”. De 1980 a 1990, estudou guitarra com os professores José Pina, Paulo Peres e José Manuel Fortuna. A partir de 1982 fez parte de diversos agrupamentos de música popular portuguesa, de que se destaca a colaboração com João Lóio no espetáculo “Mais um dia”. Publicou os livros: “Carlos Paredes: a guitarra de um povo” (2000 e 2025 – Livro do Centenário do Nascimento) e “José Mário Branco: o canto da inquietação” (2000); e em coautoria com Guilhermino Monteiro, João Lóio e José Mário Branco, o livro “José Afonso: Todas as canções” (2010), com a transcrição para partitura da obra de José Afonso. A partir de 2017 realizou em diversas cidades do país (Porto, Lisboa, Setúbal, Aveiro) conferências intituladas “Ler e ouvir José Afonso”.
JOSÉ MOÇAS é especialista no estudo, recuperação e edição de fontes históricas de música, colecionador e editor. Desde outubro de 2013 é Professor Auxiliar Convidado da Universidade de Aveiro (Departamento de Comunicação e Arte). Fundador da editora TRADISOM, em 1992, já editou mais de 200 discos e livros, edições que se tornaram peças importantes na recuperação do património musical português. Investiga há vários anos tudo o que está relacionado com as gravações históricas portuguesas realizadas entre os anos de 1900 e 1950. Possui um vasto arquivo documental composto por cerca de 7000 discos de 78 rotações com conteúdos exclusivamente portugueses. A descoberta que fez de uma importante coleção de discos em Inglaterra foi um contributo de enorme importância para a candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade. No início do ano de 2013 produziu os dois discos que integraram o Cancioneiro do Cante Alentejano, edição que serviu para a Candidatura do Cante a Património da Humanidade. É membro do International Council for Traditional Music", da "Society for Traditional Music", da "Society for Ethnomusicology" e da ARSC (Association for Recorded Sound Collectors). Em 2021, foi-lhe atribuído o Prémio Mérito Cultura-Etnografia e Tradição da Fundação Inatel.
Estacionamento gratuito - O Centro Cultural de Lagos e a Biblioteca Municipal de Lagos oferecem estacionamento gratuito no parque da Frente Ribeirinha (Avenida dos Descobrimentos) para o público dos seus espetáculos/eventos. Para o referido desconto basta que o utente apresente, na receção do parque, carimbo obtido na bilheteira do Centro Cultural de Lagos ou entrada da Biblioteca Municipal de Lagos. A oferta diz apenas respeito a uma hora antes e até uma hora depois de cada espetáculo/evento.