VIAGENS NO TEMPO: OFICINA LITERÁRIA DA MEMÓRIA, com Sónia Pereira
26 de fevereiro | 10h30 e 14h30
Local: Biblioteca Municipal de Lagos
Org.: CM Lagos
Duração: 60 min
Class. etária: M65
Participação gratuita, mas sujeita a 25 inscrições prévias através do telefone 282 767 816, página de Facebook da Biblioteca ou email biblioteca@cm-lagos.pt
Sessão 2: Memórias da Vida Adulta
Com base numa dinâmica interativa entre ouvinte (leitor) e mediadora de leitura, toma-se como ponto de partida as memórias literárias de ambos, relativamente à vida adulta.
Partimos das memórias literárias mais significativas de cada ouvinte, extraídas da literatura oral e popular (lendas, poesia e letras de canções) e canónica (autores favoritos) para ressignificar outras mais tristes e desalentadas.
Ciclo de sessões, mensais, construídas com base numa dinâmica interativa entre ouvinte (leitor) e mediadora de leitura, tomando como ponto de partida as memórias literárias de ambos. Partimos das memórias literárias mais antigas de cada ouvinte, extraídas da literatura oral e popular (lendas, poesia e letras de canções) e canónica (autores favoritos) para focarmo-nos, depois, no tempo presente e construirmos memórias felizes, através da poesia e prosa humorística contemporâneas. Olhamos depois para o futuro e criamos memórias positivas, através da leitura de textos de grandes figuras públicas (escritores, mas também atores, músicos, entre outros) sobre a arte do envelhecimento ativo.
BIOGRAFIA:
Sónia Pereira publica no primeiro número da revista “Oficina de Poesia”, da F.L.U.C., em 1998. É licenciada em L.L.M., var. de Estudos Portugueses pela Universidade de Coimbra. Concluiu o 1.º ano das Pós-Grad. em Ciências Documentais e a Pós-Grad. em Promoção e Mediação de Leitura. Na área das Bibliotecas Municipais colabora com reconhecidas figuras da literatura e cultura portuguesas em recitais e tertúlias. É cofundadora do grupo de promoção e mediação interdisciplinares de leitura “Experiment’arte”, destacando-se os projetos “Letras ao Sul” (em que colabora com Eunice Muñoz, João Grosso, Ângela Pinto, Maria do Céu Guerra, Tozé Brito, etc.), “Na senda das pedras falantes” (ambos coordenados pela Direção Regional de Cultura do Algarve), a participação no espetáculo “O Sul de José Afonso” com os músicos João Afonso, Luís Galrito e o Barco do Diabo (2017) e o lançamento do cd “Poesia 21: 21 poemas sobre o século XXI” (2018). Dinamizou o percurso literário “Olhão Encantado(r)”, de sua autoria individual, e concebeu o percurso literário de Olhão, em coparceira com a Doutora Sílvia Quinteiro, para a Rota Literária do Algarve, dinamiza o projeto eco-literário “A vida secreta das árvores e do mar”, integra o projeto multidisciplinar “Maré” com Celina da Piedade (acordeão e voz), Zé Francisco (voz e guitarra), João Espada (imagens e vídeo ou videografia), Sara Louraço Vidal (voz, harpa celta e adufe), Quiné Teles (voz e percussão) e Abílio Caseiro (cavaquinho, bandolim, guitarra portuguesa e coro), apresenta o espetáculo multidisciplinar “Maré alta” nas bibliotecas algarvias e lança poesia no suplemento Vilegiatura, de março, da Casa Álvaro de Campos. No dia 30 de maio de 2024 lança o CD “Maré” num espetáculo no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa.
Estacionamento gratuito - O Centro Cultural de Lagos e a Biblioteca Municipal de Lagos oferecem estacionamento gratuito no parque da Frente Ribeirinha (Avenida dos Descobrimentos) para o público dos seus espetáculos/eventos. Para o referido desconto basta que o utente apresente, na receção do parque, carimbo obtido na bilheteira do Centro Cultural de Lagos ou entrada da Biblioteca Municipal de Lagos. A oferta diz apenas respeito a uma hora antes e até uma hora depois de cada espetáculo/evento.