OFICINA DE TEATRO DE MARIONETAS “VAMOS CONSTRUIR MARIONETAS EM FAMÍLIA”, por Ângela Ribeiro
22 de fevereiro | 11h00
Local: Biblioteca Municipal de Lagos
Org.: CM Lagos
Duração: 90 m
Class. etária: 6-12 anos
Participação gratuita, mas sujeita ao limite de 15 inscrições (a criança deve ser acompanhada por um adulto) previas através do telefone 282 767 816, página de Facebook da Biblioteca ou email biblioteca@cm-lagos.pt
O que é uma marioneta? Como se constrói? Como se manipula? Com recurso a materiais e técnicas simples, vamos construir uma marioneta e conhecer o mundo do Teatro de Marionetas. Depois é só usar a imaginação e dar-lhe vida! Nesta sessão, vamos conhecer as marionetas de vara.
BIOGRAFIA:
Ângela Ribeiro é atriz-marionetista, criadora e mediadora cultural e artística. É licenciada em História de Arte pela FCSH-Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Teatro, Universidade de Évora. Frequentou os Cursos de Intérpretes de Dança Contemporânea e de Reciclagem de Monitores de Dança, organizados pelo Fórum Dança, o Puppet Theatre Arts, Scottish Mask and Puppet Centre- Glasgow e a Licenciatura de Teatro de Marionetas na Universidade de Varsóvia. É formadora certificada com CCP. Desde 2000, tem trabalhado com diversos criadores e companhias como atriz-marionetista, nomeadamente The Puppet Lab, Royal de Luxe, Teatro e Marionetas de Mandrágora, Valdevinos Teatro de Marionetas, Marionetas da Feira, Teatro Nacional D. Maria II, Real Pelágio, Companhia de Dança de Almada, P.I.A - Projectos de Intervenção Teatral, O Mundo do Espectáculo, Companhia de Actores, O Mundo do Espetáculo, Arte33, Maria Radich, Marina Nabais, Catarina Pé-Curto, Ana F. Gouveia, Susana Rosendo/EmbalArte, entre outros. A partir de 2005, começa a criar espetáculos de teatro de marionetas e formas animadas, como artista a solo ou em co-cocriações, desenvolvendo uma linguagem multidisciplinar que procura encontrar pontes entre o movimento, as formas animadas e o teatro, donde destaca os espetáculos "A viagem de Mustafa", "A casa da árvore", "O Museu Andante: Júlio Pomar”. A partir de 2015 começa a desenvolver projetos no âmbito da mediação da leitura, com sessões de contos/narração oral. Tem apresentado os seus espetáculos por todo o país, quer em teatros convencionais, quer em museus, bibliotecas, escolas.
Desde 2000, trabalha enquanto mediadora cultural e artística e para os mais diversos públicos (crianças, adolescentes, seniores e famílias) nas mais diversas instituições: Museu Lázaro Galdiano, Madrid (programa INOVART), Associação Cultural O Mundo do Espetáculo, Mapa das Ideias, Museu de Almada-Casa da Cidade, Museu das Comunicações, Museu do Oriente, Valdevinos Teatro de Marionetas, Companhia de Dança de Almada, Casa das Histórias, Culturgest, Casa da Cerca, Fórum Dança, Solar dos Zagallos, Centro de Arqueologia de Almada, Municípios e Escolas, entre outros.
Concebe e orienta ações de formação especializadas em Teatro de Marionetas e Formas Animadas para adultos, nomeadamente formações do IEFP ou de municípios.
Estacionamento gratuito - O Centro Cultural de Lagos e a Biblioteca Municipal de Lagos oferecem estacionamento gratuito no parque da Frente Ribeirinha (Avenida dos Descobrimentos) para o público dos seus espetáculos/eventos. Para o referido desconto basta que o utente apresente, na receção do parque, carimbo obtido na bilheteira do Centro Cultural de Lagos ou entrada da Biblioteca Municipal de Lagos. A oferta diz apenas respeito a uma hora antes e até uma hora depois de cada espetáculo/evento.