ENCONTROS DE TEATRO CRIATIVO: O SOM E A VOZ, com Chiara Vighetto
15 de fevereiro | 18h00
Local: Biblioteca Municipal de Lagos
Org.: CM Lagos
Duração: 2h
Class. etária: M18
Participação gratuita, mas sujeita ao limite de 20 participantes. Inscrições previas através do telefone 282 767 816, página de Facebook da Biblioteca ou email biblioteca@cm-lagos.pt
O encontro vai começar com um aquecimento de Do-In, uma prática oriental que tem a capacidade de preparar o corpo e a mente para o trabalho. A seguir a sessão desenvolve-se através de uma série de exercícios destinados a ter uma consciência dos diferentes ritmos, de um movimento lento que precisa do máximo controlo e consciência do corpo ao movimento dirigido pelo ritmo do tambor. Vamos descobrir o “diálogo” entre o movimento e o stop, assim como brincar com a voz, as suas possibilidades expressivas através dos ritmos, do silêncio e das palavras. Tal como no outro encontro, tem o propósito de oferecer umas horas em alegria para utilizar as ferramentas do teatro para estar juntos de uma forma diferente num espaço protegido, em plena atenção e presença.
BIOGRAFIA:
Nascida em Itália em 1981. Começa os estudos de teatro em 1997 com o Teatro dell’Angolo de Torino. Forma-se e trabalha com a associação Voci Erranti e Companhia Progetto Cantoregi, onde é atriz e ajudo diretora. Mestrado em Comunicação com o trabalho: “Historia do teatro social em Italia e estudo de um caso” 2006. Diploma da escola profissional de teatro Teatranza Artedrama em 2008. Formação no Laboratorio Internazionale do Teatro delle Radici di Lugano direito por Cristina Castrillo. Formação em workshop de teatro físico e uso de voz com Lucilla Giagnoni, Michela Lucenti, Antonio Pizzicato entre outros. Trabalha na companhia Stilema-Uno Teatro em Torino entre 2008 e 2009 e com a companhia Teatro Ragazzi e Giovani em Torino de 2009 a 2010. Em 2010 estreia a sua primeira obra onde é dramaturga, diretora e atriz “Ci rivedremo presto. Storie di partigiane”, que traduz em espanhol e estreia em esta versão no Festival Tiempos de Mujeres em Quito, Equador. Esta peça foi representada na Suíça, Itália, Espanha, Equador e Colômbia. De 2011 até 2014 forma-se como Terapeuta de Shiatsu. Em 2015 estreia como atriz com a segunda obra escrita por ela e com a direção de Maria Porter em Las Palmas de Gran Canaria. Por três anos decide dedicar-se a ser mãe e em 2019 começa a Universidade de Medicina chinesa que acaba no 2023. Entre 2019 e 2020 trabalha com o Teatro delle Radici na Suíça. Desde 2023 tem um curso de teatro para adultos na Vila do Bispo e no ano letivo 2023/24 também um curso para crianças de 6 a 9 anos. Em 2024 começa a formar-se como clown em workshop com Lily Cursio e Tom Roos. Desde abril 2024 está a trabalhar em um projeto de uma nova peça em colaboração com Carolina Vivas de Umbral Teatro, de Bogotá, Colômbia.
Estacionamento gratuito - O Centro Cultural de Lagos e a Biblioteca Municipal de Lagos oferecem estacionamento gratuito no parque da Frente Ribeirinha (Avenida dos Descobrimentos) para o público dos seus espetáculos/eventos. Para o referido desconto basta que o utente apresente, na receção do parque, carimbo obtido na bilheteira do Centro Cultural de Lagos ou entrada da Biblioteca Municipal de Lagos. A oferta diz apenas respeito a uma hora antes e até uma hora depois de cada espetáculo/evento.