FORMAÇÃO “A IMPORTÂNCIA DA NARRAÇÃO ORAL”, com Bruno Batista
25 de janeiro | 10h00
Local: Biblioteca Municipal de Lagos
Org.: CM Lagos
Duração: 3h
Class. etária: M18
Participação gratuita, mas sujeita ao limite de 25 inscrições prévias através do telefone 282 767 816, página de Facebook da Biblioteca ou email biblioteca@cm-lagos.pt
A sessão tem como objetivos dar a conhecer formas de recolha e preparação dos contos; explorar as técnicas de narração oral de histórias; promover e estimular a utilização de objetos como desbloqueadores de imaginários e de criação de ambientes. Serão abordados assuntos como técnicas de narração oral de histórias; processo de visualização; descoberta do "eu" contador; utilização de objetos como desbloqueadores de imaginários; a escolha de contos e a sua abordagem consoante as idades; exploração de noções básicas de postura, comunicação e voz; improvisação e criatividade, técnicas e exercícios.
BIOGRAFIA:
Bruno Batista é licenciado em Animação Sociocultural. Ator, formador e contador de histórias, vive desde 2007 em Lisboa, onde nasceu em 1979. Até 2007, viveu em Lagoa, Algarve, participando numa dezena de produções teatrais na Associação Ideias do Levante, a qual ajudou a fundar. Desenvolveu os seus estágios nas bibliotecas de Santarém e Portimão, criando e implementando projetos de animação sociocultural. Recentemente foi animador e programador na Biblioteca Municipal da Moita durante um ano. Como contador tem mais de 1000 sessões de histórias realizadas por todo o país. Participa em festivais e feiras do livro, assim como em escolas e bibliotecas. Dinamizou o programa radiofónico “Conto num minuto”, na Rádio Racal, e colabora, desde 2008, com a Biblioteca de Lagoa através de sessões de contos regulares. É atualmente embaixador da editora Livros Horizonte e narrador nas livrarias Gatafunho e Baobá. Como formador certificado realiza workshops de narração oral, de promoção do livro e da leitura e de Animação de Bibliotecas. Colaborou com a DGLAB na realização de um webinar sobre Animação de Bibliotecas. Foi também professor no ensino público durante oito anos nos cursos profissionais. Como ator entrou em várias produções teatrais no algarve, no teatro da trindade e no teatro D. Maria II. Com a companhia Rituais Dell Arte participou nas peças de teatro musical infantil com espetáculos por todo o país. Colabora atualmente com o Teatro Experimental de Lagos, desenvolvendo vários projetos de teatro e de narração oral, como por exemplo os “Percursos Performativos e Narrativos no Património”. Recentemente agenciado pela KLIP, tem realizado trabalhos em publicidade e televisão.
Estacionamento gratuito - O Centro Cultural de Lagos e a Biblioteca Municipal de Lagos oferecem estacionamento gratuito no parque da Frente Ribeirinha (Avenida dos Descobrimentos) para o público dos seus espetáculos/eventos. Para o referido desconto basta que o utente apresente, na receção do parque, carimbo obtido na bilheteira do Centro Cultural de Lagos ou entrada da Biblioteca Municipal de Lagos. A oferta diz apenas respeito a uma hora antes e até uma hora depois de cada espetáculo/evento.