Biodiesel
Como se processa a transformação do óleo em combustível (biodiesel)?
Até à data, os nossos óleos alimentares usados eram lançados nas redes de drenagem de águas residuais (esgotos), provocando entupimentos e problemas no funcionamento das Estações de Tratamento. Estes óleos, se forem recolhidos, podem ser aproveitados energeticamente, na forma de biodiesel.
O biodiesel é um combustível para motores diesel, produzido a partir dos óleos alimentares usados, através de um processo químico (trans-esterificação). Pode ser usado em motores diesel, puro ou misturado em diferentes percentagens de gasóleo. É uma fonte de energia renovável, biodegradável e não tóxico.
Uma vez que o óleo alimentar usado é de origem vegetal, o dióxido de carbono enviado para a atmosfera durante a combustão do biodiesel é o mesmo que a planta retirou da atmosfera, através do processo de fotossíntese, pelo que o carbono está em ciclo fechado, não contribuindo para o aumento do efeito de estufa.
Vantagens da utilização de Biodiesel
A utilização do biodiesel tem vantagens em comparação com o gasóleo convencional, na medida em que reduz as emissões de:
- Monóxido de carbono
- Partículas
- Hidrocarbonetos
- Dióxido de Carbono
- Óxidos de Enxofre