Campanha de Sensibilização "Lagos na Onda do Verão"
A Campanha “Lagos na Onda do Verão” iniciou-se em 2007 e tem como objetivos:
Sensibilizar, informar e consciencializar a população (residente e visitante), particularmente as crianças, para os problemas existentes ao nível do ambiente, assim como, para o papel que cada um deles pode desempenhar na diminuição e erradicação de alguns desses problemas, procurando incutir nos participantes rotinas em termos de comportamentos ambientalmente mais sustentáveis, contribuindo neste sentido para se alcançar o desenvolvimento sustentável.
Estima-se que todos os anos estejam envolvidos mais de 1.000 participantes.
Público-Alvo
Geral: utentes das praias (residentes e visitantes) e população sénior do município
Específico: crianças 6 – 12 anos
Outros: Parceiros e entidades concessionárias
Calendarização
Época balnear (meses de julho a agosto)
Descrição
Desenvolvimento de ateliers temáticos, com duração de 1 semana (às 2ª, 4ª e 6ª feiras - exceto feriados e no período da manhã) que vão percorrendo as várias praias do município com o galardão Bandeira Azul.
No âmbito da campanha são desenvolvidas várias atividades, oficinas, rastreios, exposições, aulas de fitness e jogos ambientais, abordando 5 temáticas ambientais. Existem 4 temas fixos (Resíduos & Poluição; Energia & Alterações Climáticas; Água; Alimentação & Bem Estar) e 1 tema variável que vai de encontro ao tema anual definido pela Associação Bandeira Azul da Europa.
Em cada semana é abordado um tema diferente.
A campanha é suportada por vários meios de informação e comunicação, permitindo contribuir para uma maior abrangência e impacto não só na comunidade residente, como também nos visitantes. Conta ainda com patrocínios de empresas multinacionais, bem como de instituições regionais e locais.
Prémios
A Campanha “Lagos na Onda do Verão” tem vindo, ao longo dos últimos anos, a ser distinguida pela Coordenação Nacional do Programa Bandeira Azul, nos Concursos Nacionais de Atividades de Educação Ambiental e de Boas Práticas Ambientais, onde se valoriza a criatividade, originalidade, inovação, grau de envolvimento da comunidade (parcerias), a adequação e o impacto no local.
Consulte os seguintes links: