Qualidade das praias
Qualidade da Água Balnear
Entende-se por qualidade da água o conjunto de valores dos parâmetros físicos, químicos, biológicos e microbiológicos da água que permite avaliar a sua adequação para determinados usos diretos ou potenciais.
A água de banho das Praias da Batata, Meia Praia, Praia do Camilo, Praia do Porto de Mós, Praia da Luz e Praia D. Ana estão classificadas como BOA pela(s) autoridade(s) competente(s).
Poderá consultar informação sobre a qualidade das águas das Praias do Concelho nos principais acessos às praias, onde existem painéis com informação relativa à qualidade das águas balneares.
Poderá ainda consultar diretamente as páginas do INAG, Agência Portuguesa do Ambiente ou contactar a Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos – Unidade Técnico Ambiental (contato: 282 780 520), de 2ª a 6ª feira, entre as 09h00 e as 17h00.
Para mais informação poderá consultar os seguintes sites:
- INAG, Agência Portuguesa do Ambiente
- Agência Portuguesa do Ambiente - Políticas - Água - Monitorização - Águas Balneares
Limpeza das Zonas Balneares
A limpeza das praias do município, assim como das áreas envolventes e respetivos acessos é realizada ao longo de todo o ano, sendo que durante a época balnear a frequência de limpeza é reforçada, passando a ser realizada diariamente, com recurso a meios manuais e mecânicos. Atualmente este serviço encontra-se a cargo de uma empresa exterior à Câmara Municipal.
Durante a época balnear, estão disponíveis em todas as zonas balneares, equipamentos para a deposição de resíduos indiferenciados, existindo ainda mini-ecopontos para a deposição seletiva de papel, vidro e embalagens de plástico/metal.
Qualidade das Areias das Praias
Desde 2004 que a Câmara Municipal adere consecutivamente ao projeto “Análise Microbiológica de Areias de Praias”, promovido inicialmente pela Associação Bandeira Azul da Europa, em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente e o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Com este projeto, de caráter voluntário pretende-se avaliar a qualidade microbiológica do areal, de modo a garantir que não há qualquer perigo para a saúde dos utentes, em complemento da monitorização da qualidade da água balnear, que é obrigatório por lei.
Este projeto envolve a realização mensal, durante o verão, de colheitas e análises bateriológicas e micológicas às areias das praias do município, nomeadamente, Meia-Praia, Praia da Batata, D. Ana, Praia do Camilo, Praia do Porto de Mós e Praia da Luz.
Os resultados obtidos têm sido bastante satisfatórios, ao nível da qualidade microbiológica do areal.