Estação da biodiversidade da Barragem da Bravura
Concelho Lagos
Extensão 1 km
Coordenada inicial 37°11'12.04"N; 8°41'34.32"W
Enquadramento:
As Estações da Biodiversidade, resultam de um projeto desenvolvido pela TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, que a autarquia aderiu, e tratam-se de percursos pedestres curtos (máximo de 3 km), sinalizados no terreno através de 9 painéis informativos sobre as riquezas biológicas a observar pelos visitantes.
Cada estação está localizada num local de elevada riqueza específica e paisagística, representativa dos habitats característicos da área. Os painéis funcionam como uma espécie de guia de campo e fazem referência a espécies emblemáticas e comuns. É dado particular destaque aos insetos e plantas, que são a base para a conservação dos ecossistemas terrestres. No caso da zona da Barragem da Bravura, é uma área rica em biodiversidade, onde a Borboleta Monarca é uma das principais espécies que se pode encontrar.
A estação tem ainda um elevado potencial para a realização de ações de formação, bem como de turismo ambiental.
Breve descrição
O percurso da Estação da Biodiversidade da Barragem da Bravura começa junto à ribeira onde se pode observar a espetacular borboleta monarca, seguindo por caminho de terra batida por uma zona de matos mediterrânicos característicos da serra algarvia, até encontrar novamente um troço do curso de água.
Como chegar?
Quem vem de Odiáxere, seguir pela EN125-9 até encontrar uma placa à direita com a indicação de Central. No final desta estrada encontra o painel inicial da EBIO da Barragem da Bravura.
Para mais informações poderá consultar o seguinte site:
www.tagis.pt