OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA, com David Roque
18 e 25 de janeiro | 18h00
Local: Biblioteca Municipal de Lagos
Org.: CM Lagos
Duração: 2h
Class. etária: M16
Participação gratuita, mas sujeita ao limite de 16 inscrições prévias obrigatórias através do telefone 282 767 816, página de Facebook da Biblioteca ou email biblioteca@cm-lagos.pt
18 de janeiro: Escrita de humor – Do riso à gargalhada
25 de janeiro: Guião I – Tropos literários
Os objetivos da oficina são, primeiramente, desenvolver o gosto pela escrita e leitura, bem como estimular apetências e capacidades individuais para a realização de ficção escrita, enquadrando-as em planos teóricos e procedimentos técnicos concretos. O curso propõe a mescla entre arte e ciência, entre inspiração e disciplina e entre deslumbramento e concretização.
O programa assenta no ensino de algumas noções teóricas básicas, mas, sobretudo, na ministração de técnicas próprias de escrita desde a construção do guião, do argumento, das personagens, até enredar-se no modo escrito, as nuances de forma e cor que cada pessoa pode dar à sua própria obra para a enriquecer e corresponder àquilo se propõe construir.
O segredo da escrita criativa reside em escrever… e escrever mais ainda, ler… e ler mais ainda, olhar e criticar. Acima de tudo, o método mais seguro consiste em fazer, porque criatividade e criação são duas palavras gémeas.
BIOGRAFIA:
David Eduardo Vicente Roque, natural de Portimão e criado desde cedo em Ferragudo, a partir dos seis anos, naquele que considera o seu lugar de eleição e de alento. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com pós-graduação no ramo de ensino. É professor de ensino básico e secundário, na escola pública, desde 2003, desenvolvendo também trabalho de formação pelo IEFP. A partir da colaboração com a Associação Cultural e Desportiva de Ferragudo, na área da cultura e da administração da biblioteca, iniciou a animação de uma série de cursos dedicados à escrita criativa a partir de 2002. Tem obra publicada desde 2015, dentro dos géneros conto (Nepumoceno na Terra dos Possíveis, A Menina e o Raio, Um borrão na Entrada, Singularidades de Ferragudo), literatura infantil (A Rita e as ritinhas, As ritinhas e o Gato da Primavera, Tristão e Risolda), lírico (Zoés – Atlas das Minudências) e historiográfico (Ferragudo – uma economia local no Algarve de Setecentos).
Estacionamento gratuito - O Centro Cultural de Lagos e a Biblioteca Municipal de Lagos oferecem estacionamento gratuito no parque da Frente Ribeirinha (Avenida dos Descobrimentos) para o público dos seus espetáculos/eventos. Para o referido desconto basta que o utente apresente, na receção do parque, carimbo obtido na bilheteira do Centro Cultural de Lagos ou entrada da Biblioteca Municipal de Lagos. A oferta diz apenas respeito a uma hora antes e até uma hora depois de cada espetáculo/evento.