FORMAÇÃO “CRIAÇÃO PARA A INFÂNCIA”
26 de outubro a 23 de novembro (sábados) | 10h00-17h30
Local: Centro Cultural de Lagos
Org.: Teatro Nacional D. Maria II em parceria com a CM Lagos
Participação livre mediante inscrição aqui
A sessão de 26 de outubro realiza-se das 14h30 às 17h30.
Inserida no projeto Boca Aberta, a formação “Criação para a Infância” proporciona a oportunidade de contactar com especialistas das diversas fases do processo criativo — desde a escrita à encenação — e com continuada experiência na área da criação para a infância. Além de partilharem o seu saber, as formadoras desenvolverão exercícios práticos na sua área de trabalho.
Ao terem contacto com diferentes discursos criativos, as pessoas participantes poderão alargar o seu campo de visão sobre o trabalho para a infância. Paralelamente, numa vertente prática, espera-se que adquiram competências artísticas nas áreas do corpo, da voz, das técnicas de interpretação, da escrita, da construção cénica, ficando preparadas para se lançarem no trabalho de criação para a infância com mais segurança. A formação é composta por cinco módulos:
Práticas e Sentidos no Trabalho de Criação para a Infância por Madalena Victorino (coreógrafa, professora, programadora cultural)
Dançário – Oficina de Movimento por Sara Anjo (bailarina e coreógrafa)
Máscaras: Objeto, Técnica e Jogo por Sofia Cabrita (encenadora)
Escrita na Criação para a Infância por Inês Fonseca Santos (escritora e jornalista) e Maria João Cruz (argumentista)
Laboratório de Expressão Dramática por Catarina Requeijo (atriz e encenadora) e Manuela Pedroso (atriz)
Dirigida a profissionais das artes performativas nas áreas da interpretação e criação artística. Frequência gratuita, mediante inscrição em tndm.pt.
PROJETO BOCA ABERTA:
O Boca Aberta é um projeto de teatro pensado para criar relações e novas experiências criativas para crianças a partir dos três anos e para toda a comunidade escolar que as acompanha. Uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação "la Caixa", em colaboração com o BPI, que apresenta histórias nas salas e espaços escolares que as crianças conhecem, desafiando-as e inspirando-as, através de linguagens verbais e não verbais, visuais e auditivas, despertando a sua curiosidade e imaginação.
Com uma história de quase dez anos na cidade de Lisboa, o Boca Aberta continua a crescer. Em 2024, promove-se a criação de redes em quatro municípios de diferentes regiões do país, incluindo os seus equipamentos culturais e estruturas artísticas regionais. Durante um período de trabalho que se estende por três anos, o Boca Aberta acompanha crianças de todo o país ao longo do seu percurso de ensino pré-escolar e amplia ainda o seu âmbito, integrando na programação, para além de espetáculos, eventos de pensamento e formações, dedicados a profissionais da educação e da cultura.
Boca Aberta é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação "la Caixa", em colaboração com o BPI, e em parceria com o Plano Nacional das Artes e os Municípios de Beja, Lagos, Ourém e Ponte de Lima.